Com nova estação, mudanças no traçado das principais avenidas também estão em projeto
Do Vida Sobre Trilhos*
Bons Dias senhores usuários!
Conforme já vinha sendo dito pelo presidente da câmara, Israel Lacerda, o deputado Estevam Galvão de Oliveira trouxe a Suzano o presidente da CPTM, Sérgio Avelleda, para apresentar o projeto da reconstrução da estação Suzano.
Como eu já sabia com antecedência, resolvi aparecer para ver o que seria apresentado e, se possível, matar dúvidas e dar sugestões. Mas, parece que eu ainda tombo nos horários e a audiência pública, iniciada às 17h20 e o gênio aqui só apareceu quase 3 horas depois. Pois bem, como não pude acompanhar desde o início, tive sorte de encontrar gente conhecida por lá, como por exemplo, o líder comunitário do bairro Chácara Miguel Badra, Antônio Genival Nogueira da Silva, também conhecido popularmente como “Índio”, esteve no local e contou um pouco de como será a estação:
"Estavam apresentando no telão como será a estação, a estação será de primeiro mundo, com investimento de 50 milhões, dois pisos dividido em 1 mezanino superior com passarelas interligando os dois lados da cidade e um mezanino inferior onde os passageiros possam embarcar. Surgiu proposta do prefeito de desapropriar as casas do lado da estação para ampliar a (Avenida) Prudente de Moraes para melhorar o acesso aos ônibus e o deputado sugeriu a construção de um terminal. O vereador Zaqueu Rangel fez um pedido de integração dos trens com os ônibus, mas, isso depende de uma parceria da secretaria de transportes municipal com a secretaria de transportes do estado.”
Parece que, conforme o relato acima e o que foi publicado no Diário de Suzano, edição do dia 5 de Março, além de ser uma estação com os padrões comumente vistos nas estações da linha 9 – Esmeralda (piso podo tátil, elevadores para deficientes e idosos, identificação e informações da estação em braile, fora dela uma ciclovia, entre outros), a estação virá com a missão de acabar com o transtorno que encontramos em Guaianazes e também se integrar a linha 12 – Safira, o que já está em projeto, só depende de assentar trilhos e da segregação dos trens de carga da MRS. Outros pontos que chamam a atenção e foi bem visto pelo jornal foi a sincronia de pensamento do Sérgio Avelleda e do Marcelo Cândido na ideia de requalificar e expandir as avenidas paralelas a ferrovia, entre elas, a Jorge Bei Maluf, Major Pinheiro Fróes, no Parque Maria Helena e Prudente de Morais e Brasil, do lado do Centro e Jardim Imperador, o que há muito tempo faz motoristas da região perderem a paciência durante os horários de pico devido ao pouco espaço dado aos ônibus para pararem e os semáforos que nessas avenidas, diferentemente do diretor-presidente e do prefeito, não há nenhuma sincronia. Além disso, a CPTM está disposta a apoiar em obras auxiliares como o calçadão entre Dr. Prudente de Moraes e a Praça João Pessoa, a criação do Museu do Papel e do Mercadão Popular, este último receberá os ambulantes da passarela de Suzano e do centro.
Sérgio Avelleda afirmou que em até 90 dias o contrato de construção da nova estação Suzano será assinado e a ordem de serviço emitida, até o final de 2011 a estação será entregue aos usuários. Até lá, 9 novos trens também chegarão para aumentar a frota do Expresso Leste em operação atualmente. Sugestões como a criação de uma passagem subterrânea foram colocadas pelo prefeito, mas, o presidente da CPTM disse que é um pouco inviável devido a existência de passagens de esgoto no local.
O que resta agora é aguardar todo esse processo burocrático ser realizado, não ter muitos recursos de empresas para que esses prazos passem de estimativa para prazos concretos. A linha 11 – Coral ainda é uma das linhas com grandes problemas devido a baldeação em Guaianazes. E em outros jornais, conforme pesquisa dos próprios veículos, a população que usa a linha Coral se diz insatisfeita com o plano de expansão das linhas da CPTM.
Tenham uma boa semana!
*Com informações do Diário de Suzano e Diário do Alto Tietê, publicados no dia 05 de Março e no site http://diariodoaltotiete.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário