*Do Vida Sobre Trilhos
Quando se precisa de um acervo com um grande número de materiais voltado na área do transporte, fica difícil procurar nas bibliotecas da cidade. Pensando nisso, uma funcionária do Metrô, a bibliotecária Neli Siqueira começou a guardar arquivos, impressos, relatórios operacionais, manuais, anuários estatísticos, informativos mensais do desempenho operacional, trabalhos e artigos apresentados em eventos e revistas especializadas, além de uma coleção de normas técnicas nacionais e estrangeiras, em formato convencional ou digital, que poderia ser utilizado para quem por ventura viesse a fazer trabalhos acadêmicos.
Imagem:Italo Silva/ Agência Supra S9 News |
Imagem:Italo Silva/ Agência Supra S9 News |
A cerimônia de entrega da biblioteca foi nesta sexta (29).
Serviço
A Biblioteca Neli Siqueira funciona de segunda à sexta (exceto feriados), das 8h30 às 17h30.Realiza empréstimos entre bibliotecas e entidades técnico-científicas e, para usuário externo, é necessário uma requisição de empréstimo entre bibliotecas. O acervo pode ser consultado também pessoalmente, se dirigindo na Rua Augusta, 1626 - Térreo, São Paulo, a poucos metros do Metrô Consolação.
Mais informações pelos telefones:
(11)3371-7232/ 3371-7259
Telefax:
(11)3371-7134
E-mail:
bibli@metrosp.com.br
Comentários do Autor
Não houve como ficar indiferente depois de dois anos sem aparecer por lá e:
1) ser muito bem recebido, mesmo que eu precisasse falar um "ei, você ainda lembra de mim?" pra reavivar a memória de alguns;
2) depois de ser lembrado, ser mais do que felicitado por simplesmente ter aparecido, mas, por ter vencido, dizer para esses amigos que mudei de área, mas, estou [realizado]me realizando e que lá voltava pois sabia que lá sempre poderia contar quando tivesse dúvidas, ou seja, fonte de inesgotável saber e onde o conhecimento puro começa: os livros.
Se o SCC, TGVBR, ferrofãs que buscam conhecimento pleno e, até que em 90% de tudo o que é falado neste tópico pode ser considerado retirado de consultas a material técnico de lá.
O mais bacana de tudo é que isso desvincula a Biblioteca Neli Siqueira do projeto Embarque na Leitura. Geralmente, ouviam falar em livro+metrô= Biblioteca do Metrô. Inclusive a própria encarregada da biblioteca (reiterando, um amor de pessoa!) conta que, certa vez ao receber uma ligação de uma usuária, lhe informou o endereço, a mesma disse "nossa, que longe!". Se essa reclamou que era longe, imagina o pessoal da CP (Comboios de Portugal) que certa vez entrou em contato atrás de um determinado documento? Pois é... Mas, diferentemente dessa usuária, eles negociaram muito por causa da distância uma cópia escaneada enviada por e-mail dos capítulos/trechos que lhes eram necessários.
Eu, sempre que possível e toda vez que for necessário, aportarei por lá, pois agora sei que estarei mais confortável ainda (antes já achava o máximo, agora, só ficou melhor!).
Tenham uma boa semana!
*Com informações do site da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô)
Nenhum comentário:
Postar um comentário