*Do Vida Sobre Trilhos
Bons dias senhores usuários!
Em três dias, a Revista Ferroviária organizou o evento que reuniu os grandes fabricantes do setor ferroviário, seja de carros de passageiros, vagões, peças de reposição, construtoras, prestadores de serviços, outras revistas do setor ou de semelhante segmento, concessionárias de transporte de cargas e de transporte de passageiros para a "Negócios nos Trilhos 2010". Com palestras ministradas no período da manhã de cada um dos três dias de evento por diversos especialistas da área de transportes e com período da tarde, das 14h às 20h, em alguns casos, esticando até às 21h, as empresas presentes apresentavam seus produtos e novidades no pavilhão vermelho do Expo Center Norte, na Vila Guilherme, zona norte de São Paulo.
No espaço, mais de 170 expositores vindos de diversos países, como Alemanha, Polônia, Estados Unidos, Canadá, Bélgica, Japão, China, Espanha e França, ocupando 14mil m², mostrando o que há de novo no setor ferroviário. A estimativa da revista era de receber 7,5mil visitantes, dentre eles, ferroviários de diversas operadoras, clientes, empresas de logística, técnicos do governo e interessados no setor ferroviário.
Muitos interessados haviam sim: desde quem era realmente do setor, quem preserva a memória ferroviária, quem está na luta pra entrar na ferrovia aproveitando a franca expansão e grande crescimento que a mesma vem tendo nos últimos anos. "Eu acho que bastante. Eu acho que está havendo tanto o metrô quanto o sistema de carga, os trens de passageiros está expandindo. O TAV está saindo, as concessões da VALE, da FCA, a ALL, a MRS estão expandindo violentamente, vários metrôs estão sendo criados nas capitais, tá todo mundo comprando, todo mundo expandindo e o governo incentivando", diz o sr. Amâncio, do representante do estande da Faiveley Transport.
Do mesmo jeito pensa o engenheiro Amaro, da Bombardier Transportation, guerreiro do ramo: "Com certeza. Estou nesse ramo desde 77, já há um tempo, e todo ano a gente sempre acha 'dessa vez vai'. Agora não, agora todos realmente acordaram para a necessidade do trem, no caso da Bombardier, o 'monorail', monotrilho que já tem esse produto desenvolvido e vamos fornecer pro Metrô agora. Demorou muito, acho que não tem mais como esperar, tem que ser agora.
Para César, da Amsted Maxion, a grande sacada também é que não só voltou-se a investir na ferrovia por ela estar abandonada, por dó. Viu-se ali uma grande oportunidade de cortar custos, reduzir gastos com mão-de-obra e barateamento do frete a longo prazo: "A necessidade de se buscar uma melhora no custo Brasil. A ferrovia ficou abandonada por muito tempo, com a privatização das ferrovias o mercado voltou a respirar, voltou a crescer, voltou a investir e as perspectivas são as melhores possíveis. Nós todos aqui trabalhamos pra ganhar dinheiro, mas, principalmente, pro Brasil ganhar dinheiro. O modal ferroviário é um espetáculo em termos de redução. Nós estamos falando de até 25% de redução em relação ao modal rodoviário, é o potencial que se tem. Não se tem pedágio, um maquinista leva 40, 50, 60 ou 70 vagões, em termos de redução de custos, é bom pro Brasil".
Há aqueles também que tem a visão de que faltam investimentos em áreas ainda consideradas precárias, a exemplo o transporte público, como diz Gustavo, da IAT Fixações elásticas: "Na área industrial sim, no transporte público de jeito nenhum. Mas, como a gente vende praticamente pra empresas, pátios de manobras industriais, sim, as vendas cresceram bastante nos últimos anos".
Muito além dos negócios
Mônica Serra e sua trupe de dançarinos |
Bernard Fines e Júlio Bittencourt Trio no Espaço França |
A deliciosa carta de cafés da Bombardier |
Comentários do Autor
Segundo ano, desta vez, fui mais pra cobrir do que curtir (ou seja, estava mais focado a busca de respostas de perguntas para esta postagem do que ir ver as novidades). Mas, não minto, foi muito bom, pude rever o Diego Silva, amigão de blog, Derick, Binho, Vinícius que foram uma turminha bacana que curti parte do segundo dia de feira, primeiro que fui. Aliás, link abaixo, Diego esteve nos 3 dias de feira, RECOMENDO leitura no blog dele, que aliás, rapaz de muita sorte, ainda levou pra casa no último dia o kit Frateschi. Pobre Raquel, olhou aquilo e disse: "Menino de sorte ele"...
Bernard Fines e Júlio Bittencourt Trio |
O Cabaret de Mônica Serra |
Aliás, peço perdão à todos caso haja erros nos nomes e peço que encaminhem e-mail para este endereço: vstrilhos.blog@gmail.com ou deixem comentário, pois ao transcrever percebi um problema grave com a qualidade do áudio que impossibilitou, em muitos casos, a transcrição com exatidão dos nomes de quem entrevistei nos dias 10 e 11.
Meus parabéns à Revista Ferroviária pela organização do evento.
Tenham uma boa semana!
Mais fotos? Acesse o álbum no Picasa!
*Com informações da Revista Ferroviária - Hotsite NT2010, Bernard Fines e Diego Silva - Fotografia Ferroviária
2 comentários:
Amigo Ítalo! Bela cobertura do evento! Sempre cobrindo com objetividade e clareza os temas abordados, está de parabéns pela matéria! Agradeço também a indicação da minha cobertura. Foi uma sorte muito grande ganhar o kit da Frateschi, que por ventura já coloquei em operação nessa noite. Estou contente com as novidades do setor, apesar de sentir falta da CAF no evento, mas já é um indício que o Brasil está novamente entrando nos trilhos! Abraços, e estamos juntos!
Comentei sobre isso com um amigo dias antes: "A CAF por causa das entregas à CPTM dominará o evento, terá um superestande(semelhante ao da Alstom), e apresentará fotos dos diversos produtos de média, longa e o TAV em projeto dela". Ledo engano. A estrela, na minha opinião, por atrativos e por não ter aquele climão de estande foi o da Bombardier. Ninguém se sentia num estande, nem mesmo os dirigentes com quem conversei. Estavam lá, papeando, tomando um café, no caso do pessoal do Brasil, revendo os amigos... O da França...Ahh, aquilo foi um espetáculo! Bernard Fines e Júlio Bittencourt foi legal! Curti muito! Citar blog parceiro (seu caso), é sempre uma honra. N motivos. Ainda não tomei uma vergonhazinha e fiz a barra de indicações de bons blogs por pura preguiça, mas, sabe que já tem seu lugar garantido. E o trem hein? Fiquei babando na locomotiva...Achei lindinha! Tenho o TUE Siemens 3000, montado na configuração básica (semelhante a sua, creio que a caixa básica possua ao menos 2 retas a mais). Agora, é incrementar! Os vagões gôndola e "prancha" são relativamente baratos (vi à partir de R$17). Se preferir, carros de passageiro, encontra por R$35. O site, é o http://www.trenseletricos.com.br , dá uma fuçada lá!
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