quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Interprete como quiser: O que é dito pode não ser o certo

Do Vida Sobre Trilhos*
 
Bons dias  senhores usuários!

Dificilmente vejo coisas e ouço contradições do lógico. Muitas vezes, se entro em contradição dos meus princípios e minhas verdades, vou pesquisar afundo o que me fez temer ou esquecê- los.
Certo dia desses, mais um dia daqueles de trabalho e o trem um pouco mais apertado do que o normal me socializaram com outros usuários. Realmente, é uma coisa muito difícil conversar com outras pessoas dentro do trem, muitas vezes por causa do sono que me ataca dentro do expresso de Tatuapé em diante, mas, esse foi um daqueles dias em que me senti orgulhoso de saber o que sei sobre ferrovias e sei também que ainda tenho muito que aprender. Dois usuários foram os ouvintes do meu conhecimento, tanto questionando quanto adicionando informações importantes. E dentre os questionamentos, um deles me chamou a atenção: “107 NOVOS TRENS”. Parece um anúncio inocente e animador pra quem usa trens e metrôs saber que a frota terá um aumento excepcional, maior oferta de lugares e “redução da divisão do metro quadrado por usuário”, o que ouvindo assim soa como piada, mas, repare como é a pura verdade nos horários de pico. Mas, a pergunta baseada na afirmativa do Expansão SP foi que: quem garante que são 107 trens cheirando a novo?
Pois bem... A dúvida ficou no ar. Seriam esses trens novos porque foram fabricados agora? Ou seriam novos porque são trens antigos e reformados que voltariam a circular? Como meu português anda relativamente bem, mas, tem questões que vale a pena consultar um doutor, fui conversar com a Doutora Professora da Universidade Cruzeiro do Sul Roseli Lombardi que trouxe a seguinte resposta: “O modo como o novo foi colocado no texto sugere que são NOVOS TRENS  porque SÃO TRENS FABRICADOS. Se estivéssemos falando de  TRENS NOVOS estaríamos falando de TRENS REFORMADOS, RENOVADOS”. Como estamos falando de uma doutora, é uma autoridade e o que a mesma afirma está correto. Agora, é só aguardarmos o que será feito, o que vemos é que potencial para a premissa afirmada nas propagandas tem tudo para ser realizada.
Só iremos ter certeza se é o certo mesmo, se tudo ocorrerá como previsto ao final dos prazos. E claro! Para quem é curioso e gosta da parte administrativa, vejam no fórum do Skyscrapercity uma postagem do companheiro e admirador da ferrovia Tiago D. Costa, falando sobre as licitações realizadas pela CPTM de 2005 pra cá.  Anunciado recentemente, já foram licitados 33 novos trens, desses 9 fazem parte da linha 11 e outros 24 como parte da parceria público-privada para administração da linha 8. A CPTM PROMETE entregar todos os trens que lhe compete nesse plano de expansão até o final de 2010. Ou, conforme as licitações andarem, todos esses trens que, atualmente estão em 4 restantes para linha 9; 40 para as linhas 7 e 12 (20 para cada, creio eu) e 33 para as linhas 11 e 8 (desses, 9 pertencentes a 11 e 24 em razão de uma Parceria Público-Privada para a linha 8).
 

Tenham uma boa semana!
 
*Com dados do Site da CPTM e Hotsite Expansão SP

2 comentários:

Raquel Alvarenga disse...

Conforme e-mail recebido pela própria CPTM em 2007, compete a eles até 2013 trocar toda a malha ferroviária. A questão do "novo" chama a atenção, mas temos um detalhe a ser marcado: alguma coisa cheira a exportação espanhola, então falar do "novo" abre outras variantes para reflexão. Abraços.

Tiago Costa disse...

São 107 trens novos (novos mesmo, não reformados), mas não só para a CPTM, mas para o Metrô-SP também. Fazem parte dessa conta:

-12 trens para a Linha 9 (já entregues)
-16 trens para a Linha 2 (sendo entregues)
-14 trens para a Linha 4, que veja só, nem foram comprados pelo GESP. O primeiro chega nos próximos dias
-17 trens para as linhas 1 (7 trens) e 3 (10 trens), o primeiro já foi embarcado para o Brasil e 15 serão fabricados no País
-40 trens para as linhas 7 (20 trens) e 12 (20 trens)
-8 trens para a Linha 9

Não estão inclusos nessa conta os 33 trens para as linhas 8 (24 trens) e 11 (9 trens), nem os 26 trens para a Linha 5, a serem licitados em breve.

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