domingo, 11 de setembro de 2011

Causo Turístico - "Causo" Ferroviário

Bons dias, senhores Usuários!


Este "causo" nem parece um causo de verdade, mas, é bem interessante. Essa é uma história que gerou um dos serviços sobre trilhos mais utilizados e procurados em São Paulo. Retrato contado por Anderson Conte, membro da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - ABPF regional São Paulo e comunidade "Sociedade Amigos da CPTM".
Se você tem um causo, mande pra cá via e-mail, o vstrilhos.blog@gmail.com, nota com citação à fan-page do Facebook ou pergunte também via twitter, o @vstrilhos.


Curta o "causo":


Passageiros chegando da cidade de Jundiaí e região de
Campinas para conferir as atrações do Memorial
"Em meados de 2003 / 2004, por um curto periodo, cerca de 5 ou 6 meses, uma agência de turismo fretava um trem Caf série 2100, que opera na atualmente na linha 10 - Turquesa junto a CPTM, para fazer o "Trem das Frutas" (turístico), todo terceiro domingo de cada mês. Ele partia com passageiros da estação Barra Funda às 8h pra Jundiaí e deixava os turistas o dia todo por lá no circuito das frutas.
Enquanto isso, lá em Jundiaí às 10h, passageiros daquela cidade e região de Campínas vinham no 2100 pra São Paulo pra visitar o Memorial do Imigrante (antiga Hospedaria de Imigrantes) na Mooca.
Nós, da ABPF/SP, recepcionávamos os passageiros deste trem na plataforma externa do Memorial do Imigrante, que comportava apenas dois carros do 2100:
"Era feito o embarque/ desembarque por etapas, alinhando os carros de 2 em 2 na pequena plataforma."
Logo em seguida ao desembarque, o encontro com a
locomotiva da regional São Paulo instalada no Memorial
Os turistas visitavam o Museu e faziam os passeios do Trem Cultural dos Imigrantes - Maria Fumaça. E por volta das 16h embarcavam no 2100 de volta pra Jundiaí.

Quando o 2100 chegava lá em Jundiaí, já estava o pessoal que foi de São Paulo pela manhã, aguardando embarque e voltar pra Barra Funda - SP.
Ou seja: os 2100 nada mais foram naquela época, o que hoje opera como Expresso Turístico, utilizando dois carros de longo percurso do acervo da ABPF, que no passado pertenceram a Estrada de Ferro Araraquara - EFA  e, posteriormente, a Ferrovia Paulia S.A. - Fepasa."
Tenham uma boa semana!

*Todas as fotos foram cedidas pelo Anderson.

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