segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

As 12 fotos + importantes de 2011 #1

Veja os momentos mais importantes na ótica do blog em 12 fotos importantes

Do Vida Sobre Trilhos

Bons dias senhores Usuários!

Começa essa semana a série pré-Retrem "12+ 2011", 12 fotos que retratam momentos importantes do último ano. Espero que curtam e aguardem pra relembrar, em fevereiro, os principais fatos do ano que passou no "Retrem 2011", com as principais publicações da imprensa.

Um pouco de memória: Jundiaí e o Museu da Companhia Paulista de Estradas de Ferro - CPEF

Primeiro grande passeio do ano foi conhecer o Museu de uma das mais tradicionais cias. ferroviárias de São Paulo. A CPEF, iniciada à partir da deficiência monetária dos ingleses que ainda arcavam com os custos da construção do trecho Santos à Jundiaí, atendeu por meio da união de cafeicultores o que faltava: a chegada da ferrovia até Campinas.

Carro de passageiros ainda em bom
estado de conservação
Seria isso o suficiente, mas, os serviços bem prestados pela companhia levaram-a se expandir de forma tão significativa que, no Brasil, foi uma das poucas de controle privado a atingir outros estados e países do mercosul. Durou bem ainda nas mãos da Ferrovia Paulista Sociedade Anônima - Fepasa, até a completa estatização e seus vários repasses (da união pra Ferroban e dessa pra América Latina Logística - ALL). No museu é possível ver o que a ferrovia transportava de cargas, partes dos vagões, itens dos carros de passageiros -como uma pia feita de cobre e uma confortável poltrona revestida de tecido vermelho-, algumas miniaturas e, em outra área do museu, locomotivas e carros de madeira. O último ainda em relativo bom estado -até possível reativá-los para circulação-, mas, as locomotivas elétricas... Nem pensar. Pura ferrugem.
Atualmente, apesar do trecho ser concessão da ALL, a Malha Regional Sudeste - MRS Logística é quem compra maior parte das passagens do trecho de Jundiaí em diante, já que o pátio em frente da estação por onde os trens da CPTM fazem parada é um grande terminal de cargas e manobras ferroviárias da empresa.


Tenham uma ótima semana!


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails