segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Um protesto sobre a CPTM

Do Vida Sobre Trilhos


Bons dias, senhores Usuários!


Trens Série 2100, frota padrão da linha 10
Muito raro falar em primeira pessoa aqui, mas, hoje merece. Não postei ainda o que quis sobre as férias porque o assunto tem rendido e pouca realidade, pouco presente tem se encaixado quando se fala da situação da linha 10 - Turquesa e sua mudança de terminal, mencionada pela companhia e odiada por seus usuários, como definitiva para o Brás. Projetos existem desde que a dupla Jurandir e Bandeira estiveram, respectivamente, na Secretaria de Transportes Metropolitanos e presidência da CPTM para que houvesse o máximo de integração entre zona leste/ sudeste/ nordeste da capital/ Região Metropolitana - centro - zona oeste/ noroeste/ sudoeste da capital/ Região Metropolitana, criando uma espécie de corredor, fazendo a estação Luz só um ponto de passagem.
Com a mudança de governo, entraram outras cabeças e a continuidade acabou. Um presidente antes de Sérgio Avelleda notadamente não realizou nada do que havia sido proposto por Mário Bandeira. Quando Avelleda assumiu, boa parte do que era necessário ser contratado para viabilizar tal interligação, como obras de remodelação das vias férreas, sistema de sinalização, contratação de frota para a linha 11 - Coral (9 composições que a Alstom Brasil fornecerá e as primeiras unidades estão sendo finalizadas) e o que ninguém cita: o projeto de um trem "expresso" partindo do ABC paulista. Por que isso não parece importante nesse momento?

Vejamos o seguinte: no momento em que a linha 10 saiu de Luz foi com a justificativa de obras pra remodelação das vias, o que de fato aconteceu. Após isso, a linha simplesmente não voltou e houve uma consulta, feita de modo não muito transparente e com uma questão de poderia induzir as pessoas ao erro, obviamente ("Você está satisfeito com a redução do intervalo da linha 10?" quando o correto seria "Você aprovaria que a linha 10 tivesse como terminal a estação Brás?"). Naquele momento, a linha 4 - Amarela, vista como a solução pra desafogar a linha 3 - Vermelha e auxiliar na mobilidade sentido zona sul, já que, a viagem partindo de Luz sentido Pinheiros poderia demorar até 40 minutos, hoje leva, em média, 10min30 segundos, foi subestimada quanto a demandas. No primeiro dia de funcionamento integral da linha, ela já havia carregado 247mil pessoas -uma semana antes, passavam somente 83.980 pessoas pela linha diariamente- e isso chegou a mais de 500 mil no final desse ano. Há ainda a previsão de chegar a 700mil usuários/dia. Somado a tudo isso, na Luz, circulam duas das mais movimentadas linhas da CPTM atualmente e a linha 1 - azul do Metrô, o que gera um movimento diário de 485 mil pessoas.
Em mensagens oficiais divulgadas no site, a CPTM informa que as mudanças tomadas visam a segurança operacional das duas linhas. E de fato, até mesmo, visa a organização do embarque dos usuários da linha 10, uma vez que não haverá mais viagens negativas.
Por que a segurança?
Embarque da Linha 11 - Coral/
Expresso Leste no horário de pico.
Créditos: Leandro Santos/ linha10naluz (Facebook)
Quem usa a linha 11 - Coral, conhece sua má fama e algo que é difícil de se apagar -uma vez que a anterior linha dura da gestão Avelleda em até mesmo fazer, tanto agentes operacionais, quanto vigilantes que trabalham na segurança do embarque simplesmente não agem mais- o risco de queda no vão entre o trem e a plataforma é superior. E isso acontece também na linha 7, já que os usuários da 11 que tem destino a estações a noroeste, simplesmente corriam sem pensar pra embarcar nos trens que paravam na plataforma 2. Hoje, com essa medida, não há mais tanta desorganização, além do desembarque estar mais sossegado no pico matinal, uma vez que havia acúmulo de usuários de três trens da linha 11 com um da linha Rubi. Enquanto isso, quando ainda havia os trens da linha 10 desembarcando em Luz, não justificava.
Falando em uma experiência minha de 2008, quando era usuário da linha em contra fluxos: ambos os sentidos o desembarque era concentrado no Brás. Menos de 20, 10 pessoas/ carro era comum de se notar. Okay, 2008... De lá pra cá, foram quase quatro anos... Mas, a cena até pra quem olha "de outra plataforma" não era tão diferente. No vale, não era incomum embarcar sentido Luz e ter o carro "todo seu". Um comparativo interessante: Linha 10 sentido Luz é o equivalente hoje a linha 8 sentido Júlio Prestes: não há demanda que justifique mantê-las sem prejudicar outros. 


"Mas falam que é um número tão mínimo, mas, é um mínimo que tem feito barulho"


Sim, é um número mínimo. Com as integrações que a linha possui e se todas bem feitas e funcionarem e usadas de maneira inteligente, compensam. Tem destino a linha 1 - Azul sentido Jabaquara (sul)? Desça no Tamanduateí e se integre em Ana Rosa; sentido Tucuruvi (norte)? Vá para o Brás, linha 3 - Verde e linha 1; Linha 9 - Esmeralda e linha 5 - Lilás? Siga pela Verde e integre a Amarela na Paulista. Não é só viagem de férias que pensamos antes de realizar.
Fizeram isso não só pensando que hoje uma linha que não pode sair de lá -Metrôs- e outras com demanda superior hoje. Porque, o que vem pela frente tem mais importância. Linha 10 no Brás é mal passageiro.


O que vem pela frente?


Imagem criada para protestar
Créditos: Rudá Cabral/linha10naluz
Como citou-se acima, Expresso ABC (antes, em planos antigos, chamava-se "Expresso Sudeste") partirá de Mauá e deixará de parar nas estações "bairro" de algumas cidades do ABC e da capital e pode ter como parada final a estação Palmeiras - Barra Funda. Nessa hora, sai a linha 7 - Rubi da Luz e fica com Barra Funda terminal, Coral também e a Turquesa retorna a Luz, complementando o Expresso ABC.
Deve-se sempre citar uma coisa verdadeira sobre ferrovia: Santos a Jundiaí, Central do Brasil, Madeira Mamoré (na região norte, a única grande ferrovia a adentrar a Amazônia) e, atualmente, a Ferrovia Norte - Sul são e foram obras que não saíram do dia pra noite, pela simples vontade. Leva tempo. O mesmo se diz para o sistema de trens de passageiros: uma intervenção iniciada hoje, surtirá efeito completo daqui 5 anos. E se tudo ocorrer com a continuidade que muitos prometem.


Espero a todos que leiam esse texto não pensem que isso é "surto de ferrofã defendendo a SUA companhia predileta". Não, demonstro o que vejo, o que observo à partir de dados que obtive, discussões, notícias da imprensa, da própria CPTM e lógica. Admiro profundamente cada um dos participantes e quem organizou o movimento "Queremos a Linha 10 da CPTM de volta a Luz", pois, se cada linha tivesse um movimento que batalhasse profundamente pra, de fato, fazer barulho a ponto de constranger e deixar um mal-assessorado e relacionado diretor de operações durante uma entrevista sobre o tema, certeza que a gestão Bandeira não seria tão ruim ao que se demonstra para os usuários, quanto a alguns funcionários a ponto de haverem denúncias de a companhia querer dissolver, por meios baixos, o primeiro sindicato a parar efetivamente na última greve.


Tenham uma boa semana!

3 comentários:

Leoni disse...

Com relação ao TAV, não existem informações claras, e nem sabem onde ficara a estação em São Paulo, podendo ficar entre a Luz e Barra Funda e também o trajeto, porém algumas informações básicas informam que será da categoria de até 250 km/h, com a velocidade média projetada pelo consórcio “Halcrow” de 209 km/h, quanto aos trens regionais, de até 160km/h, todos trajetos propostos, SP-Santos, SP-Sorocaba, SP-Campinas, SP-Taubaté, e muito mais já existiram, inclusive para localidades bem mais distantes, inclusive São Paulo-Rio, porem com velocidades que não ultrapassavam 80 km/h eu próprio cheguei viajar varias vezes.
Ainda existem algumas áreas periféricas paralelas a CPTM disponíveis para estações ferroviárias na capital de SP, sendo que em 25/01/2013 foi anunciada a estação Bom Retiro ( Moinho demolido), que é uma delas, nela estão citadas as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, e 8-Diamante, sendo e a linha 10 que hoje tem seu terminal no Brás aparece no projeto sem informar como se daria sua chegada lá, e a estação Nova Luz, pelo que eu sei ficaria no lado oposto a Julio Prestes, não se fala mais nada não conheço o projeto, exceto pelo blogueiro oficial da CPTM, e só sei que ela só costuma aparecer sempre em períodos eleitorais, o Alexandre não comentou nada !?

E a unificação das linhas 7 e 10, ou seja, exatamente como era em passado recente e que nunca deveria ter mudado, utilizando composições mais potentes, para finalizar a alegação que a potência das composições atuais da linha 10 não é possível vencer a inclinação de linha 7, ou seja, exatamente do mesmo tipo das que são utilizadas hoje da Luz até Francisco Morato, com a aquisição de algumas unidades complementares as existentes.

O tempo perdido entre a chegada da linha 7 na Luz, desembarque, manobra para entrar na linha oposta, embarque e partida, chega próximo aos 5 minutos em plena estação central de São Paulo, ficando claro ser um desperdício utilizar-se como terminal.

Nem conseguiram acabar com o caos da estação da Luz, e já estão "planejando" outros inúmeros transbordos na nova estação Tamanduateí com as linhas 10 Turquesa, 2 Verde, e os monotrilhos Expresso ABC e Expresso São Mateus Tiradentes, com um agravante, de que as plataformas da estação Tamanduateí são mais estreitas que a Luz.

Além de já prever que no projeto da futura linha 6 Laranja com transbordo obrigatório na sua expansão, caso os usuários desejem prosseguir viagem, fazendo que se tenham que fazer múltiplos transbordos provocando enorme desconforto.

Já o metrô Rio, aceitou os argumentos de não se construir a linha 4 do metrô prevista para 2015, e que é um prolongamento em linha reta das existentes, em bitola divergente da existente (1,6 m), e padronizou em 100% com o metrô e trens suburbanos existentes ou seja optou pela uniformização igual a maioria dos metrôs mundiais, exceto São Paulo.

“A consciência é inútil, sem uma convicção adquirida”
Fernando Sabino

Leoni disse...

Proposta de implantação trens expressos urbanos com composições pendulares de dois andares (double decker) para locais de alta demanda:

* Expresso Noroeste (Linha 7 Rubi)
-5 estações (Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Lapa, Água Branca).
~183 mil pass/dia (2014)

Expresso Oeste Sul (Linha 8 Diamante)
-4 +2 estações (Barueri, Carapicuíba, Osasco e Pinheiros), com previsão de prolongamento até Tamboré e Alphaville.
~216 + 44 mil pass/dia (2014)

* Expresso Sudeste (Linha 10 Turquesa)
-6 estações (Luz, Brás, Tamanduateí, São Caetano, Santo André e Mauá).
~416 mil pass/dia (2014)
São Paulo Cumbica (Linha 13 Jade)
-n estações (São Paulo, aeroporto de Cumbica).
~80 mil pass/dia (2014)
*Poderia se reunificar as linhas 7 e 10 entre Mauá e Francisco Morato, como eram antigamente.
Eis os fatores que justificam a implantação trens de dois andares em algum desses trens expressos;
- Para a altura da carruagem (h~=4,3m) o cabo de alimentação (catenária) de 3 kVcc x pantógrafo atende, podendo trafegar em linhas convencionais.
- Poderá existir a necessidade de investimento na repotêncialização de algumas subestações, e a capacidade mínima requerida da via permanente é de 30 t/eixo (cargueiro), sendo recomendável a utilização de trilho TR-65, e dormentes de concreto.
- Adequação e reforma dos trechos entre as estações Júlio Prestes e Água Branca com a construção da do Bom Retiro.
- Fornecidos na largura de 3,15 m (padrão) e bitola 1,6 m, não existem necessidades de adaptações nas estações, mesmo sendo os pendulares, pois sua inclinação se dá somente no momento que trafega, (exceto se a estação for curvilínea) não recomendável.
- Potência= ~ 3000 kW.
- Atendimento de poucas estações (caso da linha 8).
- Demanda pequena (no caso das linhas 7 e 8).
- Existência de linha disponível ociosa entre Mauá e Brás (caso linha 10)
- Trens de dois andares poderiam transportar 60 % mais passageiros, além da quantidade de composições poderem ser ajustadas em conformidade com a demanda (horários de pico).
- O nº máximo recomendável de passageiros por m² é de 6 pessoas, (e não 8 conforme indica o Metrô e a CPTM).
- No mínimo 4 portas por lado semelhantes aos trens suburbanos, sendo que as duas centrais serem bloqueadas para longos percursos.
- Acesso a cadeirantes e necessidades especiais só no 1º piso, (mesmo sendo as do tipo piso rebaixado).

"Estar decidido acima de qualquer coisa é o caminho do êxito". Henry Ford

Leoni disse...

Causou-me estranheza e perplexidade as incursões de Alkmin pelo ABC, a caça de votos com mais um festival de promessas eleitorais que não foram cumpridas, lembrando que o PSDB está no poder em SP no mínimo á 20 anos, durante este período desde a criação da CPTM, a região só teve perdas, como:
Desativação da estação Pirelli, fim dos trens para Santos, fim dos trens regulares para Paranapiacaba, fim dos trens regulares para Francisco Morato, fim dos trens regulares para Barra Funda, fim do trem expresso Mauá Luz, fim dos trens regulares para a Luz...

Mais algumas promessas não cumpridas; Linha 13-Jade, Santo André Guarulhos (Cumbica) também chamada de Linha 14-Onix, Monotrilho Linha 18-Bronze.

Consta do próprio blog da CPTM (Já do ano de 2013) de que a linha 10-Turquesa possuía mais passageiros, mesmo ainda não tendo entrado em operação os monotrilhos das Linha 18-Bronze, e Linha 15-Prata com relação á Linha 7-Rubi, a escolhida para permanecer na Luz.

Como é que está esta questão, da retirada dos trens suburbanos procedentes do ABC Linha 10-Turquesa da Estação da Luz, Por que os movimentos sociais pela sua volta não estão tendo os devidos espaços na mídia, principalmente no Diário do Grande ABC, do qual o citado no texto introdutório sr. Ronan Maria Pinto é um dos diretores!?

Dentre o festival de promessas não cumpridas das eleições passadas publicadas no Diário; “Expresso ABC (SP) inscrito no PAC” de André Vieira 08/05/11 e este "Futuro expresso ABC, com estação terminal Bom Retiro" que consta na reportagem do Fábio Munhoz na folha 5 do Setecidades de 08/02/12, o projeto da Nova estação da Luz, o de Natália Fernandes da Linha 14-Onix Santo André / Guarulhos de 03/09/14 e o de Gustavo Pinchiaro, Alkmin cobra aval da União para trem de 13/09/14!?

Com relação ao Monotrilho Linha 18-Bronze, um episódio em especial chama a atenção, é a do deputado Orlando Morando-PSDB, também conhecido como “papagaio de pirata”, por suas inúmeras aparições em fotos de seu rosto ao lado de autoridades, informando equivocadamente a população do ABC que esta linha é Metrô, não sabendo distinguir entre outros; Metrô, Trens suburbanos, Trens regionais, VLT, BRT, Monotrilho, TAV. E ainda tem coragem de falar do Tiririca!

Com uma possível volta da ligação Campinas, Jundiaí, Francisco Morato até S.Paulo, com os trens suburbanos, o local ideal para instalação da nova estação terminal S.Paulo dos passageiros procedentes da linha 7 Rubi, seria entre a estação da Luz e a estação Júlio Prestes (antiga Sorocabana) da CPTM, no local do antigo moinho que foi transformado em favela e parcialmente demolido recentemente após incêndio, e que possui grande facilidade de infra estrutura pois os trilhos de ambas estações passam paralelas e a modificações poderiam ser feitas com baixo custo, e são tecnicamente possíveis.

Não concordo com a opinião do Sr. Manuel Bandeira presidente da CPTM, quando diz: "Tecnicamente não tem como a operação voltar a Luz", a troca da opção anterior de que os usuários tinham de se utilizar, as linhas 4-Amarela, e principalmente a linha 1-Azul, em troca da linha 2-Verde e o objetivo da mudança, é "garantir mais conforto", certamente ele não deve ser usuário como eu desta linha, a não ser que ele considere fazer transbordo com linha superlotada um conforto!

Qual é a finalidade da 3ª linha central em 1,6 m, entre a estação do Brás até Capuava, que anteriormente servia a um trem expresso, e descida a Santos, que hoje esta ociosa ?

Que incentivo é este ao uso de transporte público em que se tem de fazer múltiplas baldeações, assim como hoje esta acontecendo com os ônibus procedentes do ABC que tem que fazer no terminal Sacomã para prosseguir até o centro de S.P !?

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