segunda-feira, 29 de março de 2010

Governador não comparece, mas, Metrô e CPTM tem novos reforços espanhóis em sua frota

Do Vida Sobre Trilhos*

Bons dias senhores usuários!
 
Depois de estardalhaço, comentários e horas de testes diversos, finalmente o início das entregas estipuladas para o ano de 2010 nas companhias ferroviárias da região metropolitana se inicia.
A CAF Brasil, presidida por Paulo Fontenele, esteve presente ao evento e diz estar feliz por entregar os trens no prazo:

“A felicidade é muito grande. Os trens são maravilhosos, super modernos, entregues no prazo e hoje é o começo de uma série fantástica de entregas de uma encomenda de 17 trens do Metrô e 48 para a CPTM.”
Sérgio Avelleda, o presidente da CPTM, viu com alegria a entrega dos novos trens. Apto do improviso, seu discurso agradeceu principalmente ao senhor Jorge Rebelo, do Banco Mundial que financiou os trens e o secretário de transportes metropolitanos, José Luiz Portella:
“...quero agradecer o secretário-adjunto da EMTU e cumprimentar uma pessoa, não tava programada minha fala, mas eu vou fazer nesse momento um agradecimento, eu acho que em nome da secretaria, ao Jorge Rebelo, do Banco Mundial, é o maior parceiro para viabilizar nossos projetos. Esses trens que estão sendo entregues hoje são financiados pelo Banco Mundial e o Jorge dentro do Banco é um grande aliado na realização dos nossos projetos. Para Metrô e CPTM  hoje é um dia de muita alegria, a todos nós. Há 3 anos atrás quando começamos a trabalhar no plano de Expansão, o secretário Portella chegou com toda essa energia e nós fomos mobilizados num grande sonho, o de expandir e modernizar o Metrô e modernizar e dar qualidade de Metrô a CPTM, e esses dois trens que entram em operação no dia de hoje simbolizam exatamente a nova face do transpor público de São Paulo: um transporte com qualidade, com conforto, com segurança e que vai cada vez mais longe das fronteiras de São Paulo. Obrigado Jorge, obrigado secretário Portella, obrigado a todos.”
Após as palavras do presidente e demais lideranças, o primeiro trem a ser inaugurado foi o do Metrô. O trem de carro inicial “H59”, foi recebido pelo presidente do Metrô, que levou seus convidados para seu passeio inaugural, partindo de Tatuapé até seu destino final, Palmeiras – Barra Funda. Em seguida, Sérgio chamou os demais convidados e presentes para inaugurar o série 7000: “Vamos inaugurar o 7000 e dar a primeira volta nele! Demorou, demorou, estamos indo lá!”, disse o presidente Avelleda.Quando o trem estacionou na plataforma, o trem de carro motor com cabine de condução prefixo 7001, foi recebido com aplausos e com vibração por muitos dos presentes. Avelleda recebeu diversos elogios durante a chegada do trem a plataforma de Tatuapé.
Da Tecnologia

Dentre as alterações que geram maior segurança, ambos trens dispõem de câmeras de vigilância, corta-chamas (sprinklers) e displays indicando estações e o lado que as pessoas devem se dirigir para desembarcar. No quesito conforto, o da CPTM dispõe de bancos acolchoados em tecido macio, assim como a série 2000. 



Da Operação

Conforme o presidente da CPTM, afirma que o trem operará no horário de vale: “Como qualquer trem novo, ele vai operar no vale. Quando adquirirmos confiança no MKBF (modo de avaliação de confiabilidade dos trens, que reúne diversos requisitos que forma um valor a ser atingido para que entre em operação integral) ele entra em período integral. No Metrô também, ele vai operar no vale, adquire confiança e depois período integral".

Das adaptações

Quem em breve usar esses trens terá que ter cuidado em duas estações. No último carro do novo trem, o que não deve ser mistério algum e outras séries também sofrem com tal problema na estação Engenheiro Manoel Feio, o último carro na plataforma sentido Calmon Viana deverá tomar cuidado ao desembarcar. E esse mesmo problema ocorre na estação Aracaré, a plataforma inteira sofre com esse problema.Como a linha 12 – Safira foi a maior beneficiada no quesito infraestrutura, é provável que ambas estações já estejam nos planos de adaptação e modernização da CPTM.

Comentários do Autor

Diferente do que sempre faço, coloco-me em primeira pessoa, hoje preferi adotar a notícia e o fato como principal desse post e deixar minhas opiniões para o final. Diferente do que um usuário comum e até alguns “ferreofãs” devem pensar 'pô, nem aí, não vem pra minha linha mesmo', hoje foi dado um passo importante para a linha Safira. Hoje, dá pra dizer que, todas as pessoas que viam e até mesmo quem pode embarcar e fazer a viagem partindo do Brás, elogiou a empresa.Muito diferente de 9 em cada 10 tweets que citam a CPTM como problemática, empresa ruim, entre outros tantos “elogios”, deu pra enxergar no rosto dos usuários que sentiram que aquilo significava mudança.
Para uma linha que tinha trens com buracos no assoalho e que, sabe-se lá por qual motivo, ao invés de fazer uma reforma nesse assoalho adotou a colocação de placas de madeira que geravam acidentes e ganhou o módico apelido dos próprios que tinham que instalá-las de “Bacalhau”, andava de portas abertas, com surfistas e, sim, esse mesmo que foi chamado de “trem da maconha”, hoje conta com um trem com circuito interno de vigilância.
Ainda restam 19 trens a ser entregues com o mesmo padrão e, conforme o presidente da CAF, a partir de abril estará tudo organizado para que ocorram entregas mensais até dezembro desse ano, quando será entregue o último dos 48 trens que a CPTM comprou. E, meses antes, em outubro, o Metrô linhas 3 e 1, a frota mais antiga em operação receberá o aditivo de 9 e 7 trens, respectivamente, podendo assim, mandar as composições fabricadas entre o começo da década de 70 e final da década de 80 para uma reforma completa.
Hoje, eu classifico como um dia de orgulho para a ferrovia e, se continuar assim, visar as linhas mais necessitadas, será possível sonhar com o padrão de Metrô no que já foi considerada a pior linha da CPTM. É esperar para ver.

Tenham uma boa semana! 

Todos os dados aqui relatados foram presenciados. Todas as fotos são de autoria do blog, sendo assim, não há créditos. É permitida a reprodução parcial do conteúdo e das imagens veiculadas, sendo respeitada a indicação da fonte.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Italo,

E com grande prazer que posto meus comentários em seu Blog.
CAF tem trabalhado muito para conseguir cumprir seus compromissos com a STM. A entrega dessas primeiras unidades fabricadas na Espanha e reflexo de uma grande cooperação entre nossa nova Unidade no Brasil com a Matriz na Espanha.
Ver e ler a satisfação do nosso cliente, Governo de São Paulo, e muito bom, mas melhor é saber que nosso cliente final (os usuários das linhas) estão felizes e agora poderão fazer seu trajeto com mais segurança e conforto. Fui durante muitos anos (época da Faculdade) cliente do METRO, e sempre reclamava dos trens lotados e sem ar, porém agora podemos ver que os governantes estão preocupados com este e outros temas e os frutos do Plano de Expansão estão chegando pouco a pouco a população.
Nosso Governador e as pessoas de sua equipe merecem os parabéns pela a iniciativa deste belissímo Plano e pelo resurgimento do Setor Ferroviário no Brasil, que durante muitas décadas ficou estagnado.
Hoje é uma realidade, gerando renda e empregos para a população e produto de ótima qualidade.

CAF trabalhou muito para definir, fabricar e comissionar estes novos trens, juntamente com o cliente, mas após o estouro da champagne temos que voltar ao trabalho, pois faltam muito trens e nosso objetivo é ver nosso clientes satisfeitos.

Parabéns pela Reportagem
Kleber Felicio
CAF Brasil

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