domingo, 13 de junho de 2010

Acesso a Paranapiacaba será por trens nos finais de semana

ABPF, CPTM, MRS e Prefeitura de Santo André fecham parcerias e entregam em julho o novo traçado do Expresso Turístico

*Do Vida Sobre Trilhos/ Usuário CPTM

Bons dias senhores usuários!

Um lugar muito importante para a ferrovia volta a ser centro das atenções desses que, desde 2001 não recebia passageiros oriundos de trens metropolitanos ou de passageiros a longa distância, descendo a serra com destino a Santos terão a oportunidade de conhecer o local que os ingleses escolheram para morar durante a construção da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí (E.F.S.J). Desde 2001 não prosseguiam trens até Paranapiacaba, para tanto, a MRS prepara um desvio de linha, a prefeitura de Santo André dará condições de desembarque nas plataformas e atenção aos turistas. A operação é de responsabilidade da CPTM. O desembarque será feito em um galpão histórico de onde os turistas sairão do trem turístico e de lá seguirão para conhecer as atrações do vilarejo.
E, falando em atrações, o que mais há no vilarejo são elas. Desde roteiros ecológicos, onde há possibilidade de se fazer trilhas monitoradas, conhecer algumas cachoeiras e beber água fresquinha direto da fonte, há também roteiros históricos, contando curiosidades sobre a construção da vila, da ferrovia, até alguns moradores da cidade contam que o lugar onde o futebol foi praticado pela primeira vez no Brasil e o campo onde os operários, dentre eles um certo Charles Miller, jogavam futebol e montaram o São Paulo Railway Athletic Club, o Ferrinho, que, mais tarde, devido a tomada da ferrovia pelo governo, transformou-se no Nacional Futebol Clube, tendo como técnico Vampeta, ex-jogador do Corinthians (outro time com história com ferroviários, além de já ter perdido para o Ferrinho na casa deles).
Outros locais que são de suma importância, inclui-se o Museu do Castelinho, uma construção que foi usada pelo Engenheiro-Chefe da ferrovia e recebia autoridades e pessoas importantes da sociedade, o Museu da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que mantém nele imagens, objetos históricos e diversos modelos de trens em escala e maquetes, inclusive da própria vila e sistemas ferroviários. Também há o passeio de locomotiva até a entrada da funicular, meio pelo qual era feita a descida dos trens pela serra do mar.
Para Julho, quando oficialmente entra em pleno funcionamento a viagem do trem turístico, as viagens serão semanais pois inicia por lá o festival de inverno e artistas nacionais e internacionais por lá fazem shows, após esse mês serão quinzenais.

Comentários do Autor
Parece que foi ontem, quando, em off, ao conversar com o presidente da CPTM, seu secretário e assessores de imprensa quando vieram a Suzano falar sobre a nova estação da cidade no mês de março, fui convidado a conhecer inicialmente Jundiaí e comentaram que Paranapiacaba seria um trajeto a ser realizado pelo Expresso Turístico e que dependia de acertos com a MRS para que de fato o trajeto se tornasse possível. Logo, mesmo após um ano que os trajetos de Jundiaí e Mogi das Cruzes que já são destinos certos, o primeiro semanalmente e o segundo quinzenalmente, esse trajeto, diga-se de passagem, o mais importante sairia do papel.
Quem é ferreofã sabe: não se deixa de ir a Paranapiacaba uma vez na vida. Paranapiacaba para os ferreofãs é como a Meca para os islâmicos, deve-se ir uma vez ao menos na vida e conhecer o que há de bom por lá. Muita coisa bacana só de andar um pouco pela parte baixa do vilarejo, mais próxima da ferrovia, já impressiona. Outras coisas eu fui pegando de lembranças de duas das visitas que fiz, numa delas, realizei uma trilha com destino a uma cachoeira, o que é muito gostoso de se fazer após a caminhada (claro, nada recomendável em dias com sol, vento frio, dando sensação térmica aproximada de 15 graus Celsius) entrar nas águas e ali relaxar. É revigorante.
Então, para quem pretende ir, deixo link do site do Expresso Turístico, é só acessar ao clicar na imagem:

Tenham uma boa semana! 

*Com informações da Revista Ferroviária, Blog "Ferrovias Brasil" e site CPTM.

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