quarta-feira, 23 de junho de 2010

O trem de maior sucesso está de volta: Ferrorama será novamente comercializado

Sucesso dos anos 80 volta após pedidos na comunidade "Volta Ferrorama"
 *Do Vida Sobre Trilhos/ Ferrovias Brasil
Bons dias senhores usuários!

O trem que felicitou a infância de muitas crianças na década de 80 será novamente fabricado. A manufatureira Estrela, após ver o sucesso da comunidade do Orkut "Volta Ferrorama", lançou um desafio e convidou o criador Marcos Silva, 41 anos, o "Markora" e outros membros da comunidade a participarem deste onde os mesmos deveriam fazer a locomotiva a vapor, presente na maioria dos kits rodar os últimos 20 quilometros dos Caminhos de Santiago de Compostela que se encerrariam na igreja de mesmo nome na Espanha.
Aceito o desafio, os membros da comunidade que iniciaram a trajetória em 7 de junho passados, iniciaram testes de GPS's, uma conta no Twitter para que houvesse o acompanhamento da jornada e recebimento de palavras de apoio, Facebook e Flickr onde estariam as fotos, YouTube com os vídeos da jornada. Há também um site, uma espécie de portal onde você encontra todos esses links e local para reservar as primeiras unidades do novo Ferrorama que, conforme a Estrela diz, está em fase de criação do primeiro protótipo e em agosto chegará as lojas.
O caminho não foi escolhido a toa, como diz Carlos Tilkiam, diretor-presidente da ESTRELA:
"Isso vai acontecer com o nosso Ferrorama, que fará o trajeto e renascerá ainda mais evoluído e moderno."
O Caminho de Santiago de Compostela tem, por tradição, fazer as pessoas se renovarem espiritualmente, com o trem, ele virá com novas tecnologias.
Após 3 dias do início da viagem, o desafio foi cumprido.

Comentários do Autor

O que dá pra dizer disso? Quando li essa notícia, relembrei toda minha infância. Lembro que, por ser uma novidade, um brinquedo um tanto quanto inusitado para pessoas mais simples (conversando com minha mãe hoje, ela me disse que, se o preço que pagaram na época fosse convertido em Reais, estaria em torno de R$200), era um brinquedo barato e que cumpria todo aquele desejo de ver o que os grandões de aço fazem. Muita coisa do Ferrorama se assemelhava, até o barulho da composição, no meu caso, Locomotiva, Vagão Tender (aquele que carrega a lenha, ou nesse caso específico, carvão) e um carro de passageiros estavam inclusos no meu kit, se me lembro bem, um SL 3000.
Existiam outros kits que vinham com o automotriz elétrico, carro de passageiros, vagão fechado de cargas e vagão tanque, até mesmo, com a opção de trocar as locomotivas da elétrica pela a vapor. O que o Ferrorama é responsável muito foi pela popularização do Ferreomodelismo, mesmo que ele não tivesse licenciado junto a fabricantes os seus modelos e não tivesse escala (HO[1:87] ou N[1:160]). Tanto é que, para relembrar a infância e usar de demonstração em um trabalho, comprei uma composição em escala. Diferente do Ferrorama que usa 2 pilhas médias, o trem em escala é alimentado por energia elétrica. Fora que, é muito mais caro, isso dependendo do que você desejar fazer com o mesmo.
Achou interessante? Todos links estarão disponíveis logo abaixo.

Tenham uma boa semana!

*Com informações de:

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