sexta-feira, 4 de junho de 2010

Após um ano, Expresso desaponta mogianos - Capítulo Final

*Do Usuário da CPTM/ Vida Sobre Trilhos

Bons dias senhores usuários!

Perdoem-me pela demora em postar algo sobre um fato que comecei a comentar e não dei o desfecho. Pois bem, continuando:

Em 26 de maio, O Diário covardemente comparou a CPTM com o sistema do BART (conhecido como o "Metrô de São Francisco"). O sistema do BART que é muito mais avançado em termos de sinalização, faz com que os trens possam ter uma tabela com programação e intervalos. Digo covardemente pois o BART usa o pai do CBTC, que é atualmente o que há de mais avançado em sinalização e controle de tráfego metroferroviário. Em breve comparação: enquanto o sistema atual aplicado ao trecho entre GUAIANAZES - LUZ permite que um trem fique em torno de 150 metros de distância um do outro, o CBTC* permite que isso reduza em 10 vezes, sendo assim, o trem poderá estar a 15 metros sem que isso gere preocupações aos maquinistas e a quem controla o tráfego de trens.

O Sistema do BART

O BART em parceria com uma fabricante de sistemas de radiocomunicação do exército norte-americano iniciou a implantação desse molde de estações de radio-base (ERB`s) e essas realizarem a comunicação da distância, velocidade máxima autorizada e até mesmo o controle total sobre os trens, possibilitando a não necessidade de um operador presente na composição, tal como o tipo de sinalização baseada em comunicação que a linha 4 do Metrô utiliza atualmente. O CBTC* estará em implantação na CPTM para melhorar os intervalos e inserir mais trens na via.
Outro grande motivo para se dizer que O Diário foi covarde na sua comparação se deve principalmente ao motivo de ser um sistema que foi planejado como o Metrô: frota padronizada, estações seguindo padrões de construção para cada uma de suas possibilidades (elevada, em nível e subterrânea), trens com força e velocidade suficiente para circular pela linha que presta serviços e sinalização padronizada.

No dia 27 de maio, a CPTM divulga novos horários em 3 tabelas: dias úteis, sabádos e feriados. Nessa nova tabela, conforme afirmações de participantes da comunidade "CPTM - Você Também Anda!", alguns desses horários que por não serem divulgados anteriormente é que faziam usuários e funcionários das estações se confundir. Com essa divulgação, os ânimos se baixaram, o grupo jornalístico atingiu seu objetivo de polemizar e trazer uma discussão do usuário do horário de vale para o usuário do horário de pico, esse que sequer tem possibilidades de usar o trem Expresso.

Atualizações confirmadas

No dia seguinte da primeira postagem, publiquei que um boato sobre um dos novos trens que CAF fabricou em encomenda feita para renovar a frota das linhas 7 e 12 e completar a frota da linha 9 parece 100% confirmada. No último sábado (29), a CPTM realizou um teste onde o carrossel de trens* foi colocado ao limite para o trecho: 16 trens foram inseridos (dentre eles, o Q01* e o Q03*, os 2 novos trens da CAF), o Q03 não estava em operação (somente em testes mesmo). Já o Q01 (o novo trem de numeração 7002-R002-R001-7001-|-7003-R003-R004-7004), esse prestava serviços durante o sábado de testes. O resultado, ainda não sabemos. O que deu pra ter certeza é de que a companhia disponibilizará, sem pensar duas vezes, esses novos trens para linha Coral em caso de problemas na frota principal. Se qualquer um dos 14 operantes em pico falhar, os atuais 2 novos trens da Linha Safira entrarão em operação cobrindo a falta desses dois novos trens.

Novos Fatos

Em entrevista ao Mogi News, o presidente Sérgio Avelleda disse que as viagens serão mais rápidas. Devido a obras que vem sendo realizadas, o trajeto chamado de extensão, poderá ter os trens circulando até 80km/h. A licitação da nova estação de Suzano está em processo final (lembram que postei aqui que duraria em torno de 3 meses? Pois é, está acabando e o resultado vindo...), com isso, as baldeações poderão ser feitas em Suzano que contará com plataformas maiores, maior organização e talvez no futuro, integração com a linha 12. O trem expresso, conforme Avelleda afirma, virá até Suzano até o final de 2011. Mogi, somente no final de 2012.


Comentário do Presidente

Nessa entrevista, Avelleda também comentou sobre os fatos ocorridos devido a essa tabela de horários do Expresso. Algo que ele disse, chama muito a atenção, inclusive, observem vocês mesmos: 
"Eu também ando de trem. Aliás, toda vez que vou a Mogi, viajo nos vagões da CPTM. Às vezes de Expresso, às vezes não. O tempo é sempre o mesmo. A diferença é que sem o transbordo em Guaianases é mais confortável. O pleito é justo."
Comentário do Autor

Já devo ter comentado que ele anda nos trens da companhia. E é fato que nem sempre pode pegar um trem expresso quando vem a região. E nem por ser presidente, dá ordens de deslocar e acabar com a grade horária só para vir para cá. E também não anda nas cabines com os maquinistas. Então, pessoas e meios de comunicação que reclamam de um trem que não cumpre horários e não gostam de andar nos trens que tem mas andam por falta de opção, aprendam com o presidente. Se fosse ruim mesmo, nem ele andaria, mas, anda. Até em horário de pico (ou como vocês acham que ele veio a Suzano na audiência pública da estação em Março? De carro, enfrentando Marginal lotada, pedágio da Ayrton Senna e todas as costuras possíveis para chegar a câmara?!).
Agora entendam: a companhia trabalha com intervalos com margem de erro, a tabela tem precisão suficiente para que, caso queira usar o trem espanhol, você tenha noção aproximada do horário em que ele partirá. 
Não arranjemos mais brigas e coloquemos a CPTM na primeira página por melhoras significativas, como a capa dessa sexta do Mogi News. Uma última coisa: Engraçado... Mas, depois que a companhia divulgou tabelas de horários, nenhum vereador, prefeito, deputado, líder de partido deu satisfações ou elogiou a atitude da CPTM...


Tenham uma ótima semana!

*Com informações d'O Diário, Mogi News, Foristas da Comunidade Orkut: "CPTM - Você Também Anda!", blogueiro Lucas do Usuário CPTM, site da CPTM e usuários diários. Fotos: BART-Arquivo Pessoal; CAF 7000-Rafael Comitre
Termos:  
Q0X = Numeração interna, de conhecimento da companhia para identificar as composições uma a uma. Anteriormente, seguia por padrão em algumas linhas, uma subdivisão, como por exemplo, os trens da série 4400 são conhecidos pela letra E mais o número;
Carrossel de Trens = Usando a lógica do carrossel: uma circuferência e dentro dela há cavalinhos, carroças, etc. Trocamos o carrossel literalmente falando pela linha de trem e os cavalinhos por trens. O número de trens que compõem o carrossel varia conforme a quilometragem da linha, o número de trens disponíveis, horário e sistema de sinalização;
CBTC = "Communication Based Train Control"ou, em livre tradução, "Controle de Trens Baseado em Comunicação", é o mais moderno sistema de sinalização e automação metroferroviária existente. Usando o conceito de simplicidade, equipamento barato e a prova de falhas, o CBTC trabalha com o uso de estações rádio base (ERB) para realizar a comunicação da distância, velocidade máxima autorizada e até mesmo o controle total sobre os trens, possibilitando a não necessidade de um operador presente na composição (varia conforme o modo como a empresa que usa esse tipo de sinalização). Um exemplo é a sinalização baseada em comunicação que a linha 4 do Metrô utiliza atualmente.

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