Do Vida Sobre Trilhos
Bons dias, senhores usuários!
![]() |
Estação Jundiapeba, a terceira mais movimentada da cidade |
E ja naquela época, a CPTM já deve ter acenado negativamente por essa extensão.
![]() |
Cartaz com dados gerais, com informes de deslo-
camentos, concentração populacional
e destinos que os mogianos tomam
ao usar o transporte público.
Foto: Haiser Ferreira/ TGVBR
|
Em janeiro desse ano, na falta de boas pautas, já que cidade pouco gerava motivos para preencher uma primeira página com assuntos não-governamentais, "ressuscitar uma pauta" poderia ser a solução. Não tão diferente do que já fez o extinto "Notícias Populares", um jornal editado pelo Grupo Folha, que chegou a inventar o "Bebê Diabo" pra preencher uma lacuna editorial, o jornal repete a dose, só que tratando de assunto sério e sendo totalmente parcial e sem tantos argumentos técnicos que possam justificar sua defesa.
Até aquele momento, não 'existia manifestação popular sobre o trem, mesmo da primeira tentativa de cobrar a extensão da linha. De modo repentino, surgem pessoas de diversas áreas de interesse apoiando a campanha (desde líderes comunitários, políticos e até empresários), pesquisas afirmando um crescimento "exponencial" e expansão empresarial. Algumas afirmativas do próprio grupo é de que a demanda da estação chegue a 15mil.
Sendo assim, todo dia, metade da população local se desloca pra fora de César?
![]() |
Veículo do SIM - Sistema Integrado Mogiano da empresa Princesa do Norte |
Numa demanda projetada, em 11 anos cairia: seriam 150 usuários/ dia em 2025. Ou seja: há meios de solucionar, se o problema é o transporte público, o problema da mobilidade em César. Nesta mesma pesquisa, dados provenientes da Origem - Destino indicam que os deslocamentos do distrito são internos (dentro da própria cidade e dos bairros que o compõe).
![]() |
Imagem obtida no site da Prefeitura de Mogi deixa bem claro que o transporte público local é operado de maneira troncal |
Com poucas atitudes, um investimento orçado, aproximadamente em R$145mi para implantar a estação, o dinheiro gasto mensalmente em sua operação se faz muito mais para a melhoria da linha atual e outros planos que o próprio secretário Jurandir Fernandes tem pra César: um ponto estratégico para o trem regional até São José dos Campos, onde, com o bilhete metropolitano e integração municipal, podem-se deslocar mais usuários diariamente num serviço que tem maior respaldo, já que o vale do Paraíba tem uma demanda grande e muito mais reprimida de uma boa ligação com a capital paulista.
![]() |
Terminal Central, um dos pontos de partida dos ônibus do SIM mogiano |
Tanto no transporte municipal, quanto no metropolitano da EMTU que poderia atender os passageiros de Salesópolis, Guararema e Biritiba Mirim que usam os ônibus da CS Brasil/ Júlio Simões até o centro e/ou estação mais próxima.
![]() |
Veículo da CS Brasil/ Júlio Simões que presta serviços à área 4 da EMTU |
Mogi, antes de pedir um trem sem demanda, deve rever seu conceito municipal de transporte. O SIM já surgiu errado, as tentativas de ampliá-lo e melhorá-lo estão unicamente nas mãos dos empresários do transporte local que, em seu olhar ultrapassado, creem veementemente que a integração retirará usuários de seus ônibus -o que, em Jundiapeba, que possui somente duas linhas atendendo diretamente o distrito e outras três que passam em pontos próximos, sem a integração, já acontece, há uma preferência superior no deslocamento por trem em vista do ônibus para o centro. Qual o critério utilizado pra explicar que 15 linhas troncais são suficientes para atender a um distrito, segundo o poder público, mídia e movimento popular, sendo que há movimentação interna de passageiros no bairro? E o critério que definiu, por contrato, que cada concessionária deva possuir 90 veículos, desses, uma média de 85 operando nas linhas e 5 ônibus reserva? Antes de lutar por um outro modal, é necessário rever o modal de casa.
Tenham uma boa semana!
Um comentário:
cara, nada como o tempo pra derrubar essa coisa ridícula que vc escreveu aqui... Cezar sempre foi um bairro em expansão com a construção de condomínios e a mudança cada vez maior das pessoas para este local, seja pelo nivel dos bairros no entorno ou pelo poder aquisitivo da vizinhança que atrai a compra de imóveis pela segurança e infra-estrutura, consequência: hoje, 2020, Cezar de Souza está chegando à quase 50 mil pessoas, quase 15% da população total da cidade! E com as suas totalmente travadas pq todo mundo tem q ter um carro pra se deslocar até o centro! se não fossem textos idiotas como esse seu e se desde 2011 todos se empanhassem pra colocar um trem no bairro que já possui trilhos e até uma plataforma parcialmente feita, nós não teríamos esse caos no transito que é hoje! se Mogi já tem 4 estações, e daí? tem que ainda mais se for necessário! pois todas as cidades da grande são paulo têm mão-de-obra que saem daqui. Beleza de cidadão que é você! vê se faz o favor de fechar a boca e nunca mais escrever nada...
Postar um comentário