quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A última parada - Causo ferroviário

Do Vida Sobre Trilhos

Bons dias, senhores Usuários!

Em épocas áureas de trens de média e longa distância, esse é um causo raro de se ouvir.  Outro retrato contado por Anderson Conte, membro da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - ABPF regional São Paulo e comunidade "Sociedade Amigos da CPTM".
Se você tem um causo, mande pra cá via e-mail, o vstrilhos.blog@gmail.com, nota com citação à fan-page do Facebook ou pergunte também via twitter, o@vstrilhos.


Segue o causo:
Foto da estação, de José Sanches,
 da "A Gazeta de Santo Amaro", 27/09/1963
"Este causo aconteceu num sábado de janeiro em 1991, quando eu, o meu avô sr. Natalino Conte (in memoriam), e o meu tio José Conte, fizemos a viagem no trem turístico da Fepasa, que nesta época, operava aos sábados e domingos entre a estação Barra Funda e a estação de Santos da Sorocabana - FEPASA na Av. Ana Costa.
Embarcamos na composição na plataforma - 04 de Barra Funda por volta das 08h da manhã. O trem seguia pela atual linha 08 - Diamante até Imperatriz Leopoldina, onde após entrava no Ramal de Jurubatuba (linha 9 - Esmeralda), seguindo até Evangelista de Souza, no entrocamento com a Mairinque / Santos.Em Evangelista era feita a troca de Locomotivas, saindo a maquína do trecho do metropolitano (nesta dia era a LEW 3709) e entrando uma locomotiva de Santos (U-20).
 VIAGEM ESPETACULAR Belíssima paisagem do trecho ferroviário de serra da antiga Sorocabana, com suas maravilhosas cachoeiras e túneis!
A estação, em foto de jornal, 30/07/1958.
Foto cedida por Coaraci Camargo
Passamos o dia em Santos e a tarde, embarcamos no trem de volta pra Sampa. E como era sábado, a maioria dos passageiros ficou em Santos, provavelmente para voltar no dia seguinte. Então, o Chefe de Trem passou os passageiros para um único carro além do carro restaurante, trancando dos dois últimos Carros (BUDD MAFERSA 800, OS MESMOS QUE HOJE ESTÃO ABANDONADOS NO PÁTIO DE PRESIDENTE ALTINO EM OSASCO).Subimos a serra da Sorocabana tomando café com tudo que se tem direito no carro restaurante, curtindo a paisagem do final de tarde.
Em Evangelista troca de Locomotivas novamente, onde a LEW já aguardava para puxar o trem de volta para a Barra Funda.Perguntei ao Chefe de Trem, se seria possivel fazer uma rápida parada junto a antiga e já desativada estação Cidade Dutra, atrás do Autódromo de Interlagos. Pois alí eu já estaria em casa!O Chefe de Trem me levou até o maquinista, conversamos e TUDO COMBINADO!...O trem partiu de Evangelista de Souza já no início da noite, e seguiu pelo Ramal de Jurubatuba de volta normalmente.Quando foi se aproximando onde hoje está a nova estação Autódromo, havia uma passagem em nível (PN). Era normal o maquinista INSISTIR NO APÍTO BUZINA, pois ná época só cargueiros passavam por este trecho do Ramal. (não havia ainda a extensão provisória operacional Jurubatuba / Varginha da então linha Sul de trens metropolitanos da Fepasa).
Passada a passagem em nível, fui eu e o Chefe de Trem para a plataforma (varanda do carro), mas o trem ia se aproximando da estação Cidade Dutra e nada do mesmo parar. E PASSOU BATIDO PELA MESMA SEM PARAR, VINDO LOGO APÓS A PONTE DO RIO JURUBATUBA.Chegando na estação Jurubatuba, o trem tinha de cumprir parada obrigatória alí, pois terminava o trecho de autorização de tráfego por staff (sistema de sinalização anterior aos utilizados nas ferrovias que se baseia na colocação de um bastão metálico em um ponto e autorizando o trem seguir passagem naquele determinado espaço), entrando o sistema do Metropolitano (ATC). O maquinsita "trocava" um relatório ao chefe de estação de Jurubatuba, tanto na ida, quando na volta.
O Chefe de Trem e eu desembarcamos na Plataforma de Jurubatuba e fomos falar com o maquinista, QUE HAVIA ESQUECIDO MESMO DA COMBINADA PARADA EM CIDADE DUTRA! Me pediu desculpas e tudo.Mas não havia mais o que fazer...Perguntei então se seria possivel fazer uma Parada na ESTAÇÃO LARGO TREZE DA FEPASA, ATUAL SANTO AMARO DA CPTM, pois alí teria ônibus para eu voltar. E assim foi feito!Era por volta de 19h30 mais ou menos, quando a composição vinda de Santos alinhou na Plataforma sentido Osasco da estação Largo Treze (Santo Amaro), onde desembarquei.
Meu Avô e Tio seguiram para a Barra Funda, pois moravam no Jabaquara e pegariam o Metrô.
TALVEZ, TENHA SIDO ESTA A ÚNICA VEZ QUE UM TREM DE PASSAGEIROS VINDO DE SANTOS, TENHA FEITO PARADA NA ESTAÇÃO LARGO TREZE DA FEPASA, ATUAL SANTO AMARO DA CPTM PARA DESEMBARQUE DE PASSAGEIROS!"

Tenham uma boa semana!
*fotos cedidas pelo site Estações Feroviárias.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails