quinta-feira, 20 de outubro de 2011

"Ele queria sair para ver o mar..." - Causo Ferroviário

Do Vida Sobre Trihos


Bom dia senhores usuários!


E eis que então, uma surpresa chega a nosso amigo Denis Castro. Em tempo que estamos numa nostalgia de que trens de média e longa distância precisam voltar, um causo nos surpreende.


Leia com atenção o relato a seguir:


Estação Santos: o destino de muitos trens da Fepasa
com destino final no litoral. Foto: Vanderlei Gomes
"Caros amigos um bom dia,vou relatar aqui uma história bacana vivenciada por um garoto na estação Palmeiras/ Barra Funda da CPTM. Eram por volta de 21:30 quando ao meu encontro um garoto me abordou pedindo uma informação,o pedido era saber como chegar até "Ilha comprida" Litoral de São Paulo,de Trem... Logo estranhei, afinal, fazem mais de 10 anos que não temos nenhum trem para o litoral. Perguntei a idade dele,e ele me disse que tinha 17 anos,mas aparentava bem menos... Fui conversando bastante com ele para tirar outras informações e ele me disse que estava correndo atrás de um sonho,o de "conhecer o mar" que apenas tinha visto pela TV. Ouvindo o relato ele contou que vendeu parte das trufas de chocolate que a mãe havia feito para ele vender e comprou um lugar em uma van clandestina que partiu de sua cidade natal,Sorocaba interior de São Paulo com destino á capital onde veio desembarcar na estação rodoferroviária da Barra Funda.Eis que, em relato, disse que apenas o pai sabia de sua aventura e a mãe nem imaginava. Pedi um telefone no caso o da mãe e ele forneceu um número de celular onde entrei em contato com a mãe do garoto, essa me disse que o garoto tem apenas 14 anos e que estava já há dois dias desaparecido. O menino queria a todo custo saber como chegar até o mar,e passei a orientá-lo que esta não era a melhor ideia para a idade dele e para a condição atual: sem dinheiro,sem banho,sem meios de se sustentar lá no litoral.Então, vi que lágrimas escorriam na medida que o sonho dele ficara cada vez mais distante de sua atual ilusão. Encaminhamos o garoto para o conselho tutelar e avisamos a mãe,passei o dia em contato e buscando maneiras de ajudá-lo. A mãe contou que vive com outra irmãzinha dele e ele apenas, é separada e a irmãzinha tem necessidades especiais, nenhuma condição de buscar o garoto e passei o dia atrás de uma solução,no meio da tarde. Até receber outra ligação da mãe em meu celular, muito preocupada, relatou-me que o garoto havia fugido da casa do conselho tutelar onde aguardava a mãe.
Fiquei em choque juntamente com ela.
Passada algumas horas, algo em torno das 22 horas, a mãe do garoto me ligou novamente, e disse que o menino havia chegado são e salvo em casa. Fiquei muito feliz com o desfecho mas não me dei por satisfeito em saber que a busca pela concretização do sonho do garoto não ter sido concluído e ter sido interrompido no terminal Barra Funda. A mãe informou que o garoto foi levado pela prefeitura de São Paulo até Sorocaba e que houve falha de comunicação entre a prefeitura e a assistência social, por isso informaram que o garoto havia fugido, já que não o encontravam por já ter sido levado em segurança para a mãe...Logo mais, ainda hoje (19/10),irei ligar para o garoto para falar com ele e quero muito ajudá-lo a realizar este sonho... 
Em breve postarei aqui o desfecho da história e podem ter certeza,o João* vai sim ter o sonho realizado...
Agora fazendo um breve comentário,quantos e quantos João's* sonham com coisas tão simples para nós,que tanto lutam para realizar e acabam-se frustrados na vida pela condição social em que vivem. A humanidade é tão unida que muitos querem apenas saber de si e se esquecem dos próximos... E nossa política e governo que deveriam dar condições ao nosso povo apenas impera em seus palácios, com as mãos suja de um lado e uma pia de água do outro e apenas as juntam para lavá-las..."
E Denis explica porquê esta história o tocou tanto...
"O caso do garoto me comoveu porque fiz a mesma coisa quando pequeno. Mas o que diferenciou foi apenas o destino: eu, quando criança, tinha o desejo de retornar a Bebedouro (interior de São Paulo) de trem e o fiz sozinho, sem minha mãe saber e fui também recolhido a uma casa de menor na cidade. Mas realizei meu sonho que era simples: voltar a andar nos trens da Fepasa para o interior, mesmo que minha mãe e minha tia tivessem que me buscar dias depois..."

Tenham uma ótima semana!

Quem quiser ajudar o Denis a realizar o sonho do menino, contate-o no Facebook ou pelo e-mail denisfepasa@uol.com.br 

*O nome do menor foi preservado.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails