Do Vida Sobre Trilhos
Bons dias, senhores Usuários!
Innovia Monotrilho 300: ano passado era uma minia- tura em escala. Este ano, foi possível conferir o mock up em tamanho real. Foto: Denis Castro |
Movimento durante o evento. Cerca de 7 mil pessoas visitaram a feira. Foto: Denis Castro |
Projetos da CAF em andamento. Foto: Denis Castro |
Números de 2011 e a evolução do setor ferroviário
AmaxLong: vagão desenvolvido especialmente para a empresa Brado Logística. Foto: Denis Castro |
AmaxTop: em testes nas duas margens do Porto de Santos. |
Com exclusividade, ela desenvolveu o AmaxLong, que tem 26 metros de comprimento, um dos vagões mais longos produzidos para o transporte de cargas. Assim, necessidades especiais surgiram, como: planejar seu comportamento em curvas horizontais; desenvolver um engate especial, com estrutura mais simples, porém eficiente para diminuir a tara; criar anteparos protetores das portas dos contêineres e dispositivos frigoríficos a serem carregados; instalar truques tipo "Ride Control", permitindo até dois contêineres padrão ISO de 40', quatro de 20' ou três de 20' em apenas um nível, com peso bruto máximo de até 130 toneladas. A Brado já adquiriu 145 desses vagões para iniciar suas operações e todos serão entregues até o fim deste mês, segundo a AmstedMaxion.
Já o AmaxTop, desenvolvido em abril, é o primeiro vagão brasileiro a transportar contêineres empilhados nos padrões ISO 20', 40' e "High Cube", deixando a carga com até 6 metros de altura em relação aos trilhos. Neste, um sistema de absorção de choques e sistema de aplicação variável de freios quando carregado ou não, são as principais novidades do modelo. Ele já está em operação para testes na malha litorânea da MRS, que compreende as duas margens do Porto de Santos. Para um melhor rendimento, a Malha Regional Sudeste Logística fará ajustes de gabarito de suas vias para a conclusão dos testes e posterior ampliação no número de vagões do modelo.
A nova cara da CPTM e do Metrô de São Paulo |
No Metrô, a promessa é de que, com os investimentos do estado, a ampliação da rede chegue até 137 km até 2015. Para isso, não serão poupadas as PPP's, a exemplo da linha 6 - Laranja, que seguirá este modelo.
Além dos negócios
Country foi um dos ritmos que movimentaram o "Boteco da MIC" na NT2011 |
Dj anima o estande da AmstedMaxion na NT2011 |
A AmstedMaxion trouxe dj's para seu estande enquanto as novidades da empresa eram apresentadas. Além disso, os visitantes podiam degustar bebida e quitutes preparados pelo buffet do evento. Na A.C. Corrêa, diversos músicos se revezaram para manter o ambiente alegre e amistoso.
No último dia, um espetáculo com direito a escola de samba encerrou o evento com chave de ouro. Gerson Toller, diretor da Revista Ferroviária e organizador do evento, foi um dos percursionistas.
Gerson Toller e Mikaelian ao som de uma escola de samba na NT2011. Foto: Denis Castro |
Muitos negócios foram fechados e outros ainda serão. O clima de celebração, que não é a de um "boom" no setor ferroviário, marca a consolidação e a retomada de projetos para solucionar o problema da mobilidade no Brasil.
Veja fotos feitas -e cedidas- pelo Denis Castro, amigão de todas as horas do blog:
Confira também as fotos realizadas pelo autor do blog:
Tenham uma boa semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário