domingo, 6 de novembro de 2011

Nos trilhos da balada #4 - Trem especial para Sabaúna

Com composição do Expresso Turístico da CPTM, Associação Nacional de Preservação Ferroviária quer levar turistas e moradores de outras cidades e distritos de Mogi a conhecerem vilarejo histórico

Boa noite, baladeiros!

Informações importantes sobre a viagem.
Clique para expandir visualização
No próximo dia 27 de novembro, o Expresso Turístico faz mais uma viagem a Mogi das Cruzes. Seria normal citar isso seguindo a programação dos trens que está no site da CPTM, a não ser por alguns detalhes: não irá parar na estação Mogi das Cruzes e terá a ANPF no comando. Além de parar numa das mais belas e preservadas estações de trem da região.
O distrito de Sabaúna -que seu nome se origina do Tupi-Guarani, "Tamba Una" ou concha preta- é o local que já deixa o turista dentro do Vale do Paraíba (talvez o único caso onde uma cidade consiga se encaixar em duas regiões diferentes) e, alguns quilômetros à frente, a cidade de Guararema.
Sua ocupação se iniciou massivamente por volta de 1889, quando de fazenda ocupada por uma família tirolesa, já em 1900 -com a estação já operando-, tornou-se o "Núcleo Colonial de Sabaúna", com 75 famílias brasileiras, 80 espanholas,  28 italianas, 9 alemãs, três portuguesas, duas francesas, austríacas, uma belga e uma africana, totalizando 201 famílias. A maior parte dos atuais moradores do distrito tem descendência dessas famílias.


Mas a história de Sabaúna vem desde a época das capitanias hereditárias, quando este local fora arrendado e administrado pelos frades do Convento do Carmo. Logo, 384 anos de história.
Algumas lendas permeiam o distrito, como a do "Lobisomem de Sabaúna", em um breve vídeo que ronda o Youtube e, dentre as atrações turísticas, os eventos promovidos pela Associação Nacional de Preservação Ferroviária - ANPF com ferreomodelismo e aeromodelismo e o festival de inverno de Sabaúna, reunindo atrações locais e regionais fazem do distrito um local a se visitar numa passagem por Mogi das Cruzes. E com o trem não será diferente. Para a viagem, além de cruzar um trecho que somente os trens de carga da concessionária MRS podem passar normalmente, haverá eventos dentro da estação.

Serviço

A viagem toda é garantida pela agência Rizzatour e tem o apoio da Javatur. Com vendas pela Rizzatour e Prefeitura do Municipal de Mogi das Cruzes, as passagens custam R$130, com ida e volta, serviço de bordo no trem, seguro viagem e monitores de turismo. Não estão inclusos bebidas e guia para passeios pelo distrito. Também conta com o apoio da MRS Logística e Comtur - Conselho Municipal de Turismo de Mogi das Cruzes.


NOTA GERAL: 9,9


Boa diversão, baladeiros!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails