quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Enfim, NTV Italo faz viagem inaugural

No último dia 13, o trem que tem sangue de Ferrari fez primeira viagem; Holofotes e mídia caracterizam como "o trem mais popular da Itália"

Do Vida Sobre Trilhos

Bons dias, senhores usuários!

Pronto para partir - Foto: Fanpage
"Treno Italo"
Havia tempos que poderia ser visto, tanto na fan page do "Vida" no Facebook e no Twitter informações sobre esse trem. Muito disso, talvez por identificação com o nome do autor do blog (sim, rolava um fanatismo exagerado), mas, outras questões bem curiosas o cercavam.
A exemplo, o projeto do Nuovo Trasporto Viaggiatori  é a primeira operadora de trens de alta velocidade privada do mundo e tem como sócios Luca di Montezemolo, Diego Della Valle (dono da marca de artigo de luxo Tod’s), Gianni Punzo e Giuseppe Sciarrone 
e também a SNCF, uma gigante estatal de infraestrutura e operação de trens de alta velocidade da França.
Em especial, Luca di Montezemolo é bem conhecido por ser  presidente da Ferrari -tanto os luxuosos esportivos, quanto a escuderia da Fórmula 1- o que imprime a atual imagem e comunicação visual dos 25 trens.
O NTV Italo é uma adaptação para Itália do AGV  - Automotriz a Grande Velocidade da Alstom, veículo que dispõe da mesma tecnologia do trem que fez os 574km/h em 2008. E qual o barato dessa tecnologia e onde podemos ver isso?

Detalhes do interior do trem, mantido a sete chaves
até bem pouco tempo atrás
Diferentemente dos primeiros trens, somente haviam de dois a três carros-motores (locomotivas) por composições. E neles, motores de alta potência, logo, grandes beberrões de energia para fazer com que a composição atingisse as altas velocidades propostas nesse tipo de trem (TGV). Com o tempo, foi se percebendo que é possível usar mais motores, aumentar o espaço físico para passageiros nos trens (o que, até então, não era possível, já que a locomotiva carregava todos os equipamentos necessários pra tracionar a composição), aumenta a flexibilidade do "criar composições" -antes era restrito a um número X de composições, já que a locomotiva poderia não ter o mesmo rendimento e performance com mais carros-reboque- e diminui-se o gasto de energia e gera-se mesma potência indiferente o número de carros. 


Imagens do aplicativo  "Italo, il tuo treno" que pode
ser baixado na Apple Store
Fechando o raciocínio: todos os carros de uma composição de alta velocidade passaram a ter motores e sendo mais "verdes" com isso. Algo comum de se ver hoje nos novos trens do Metrô de São Paulo, como os Alstom frota F da linha 5 - Lilás, os CAF's H e os Rotem da linha 4 - Amarela.
No último dia 13/12, depois de ser adiado em setembro, o trem fez sua viagem inaugural e a operadora disponibilizou em todas as estações atendidas por ele entre Salerno e Torino e no trecho atendido até Veneza. Em meio a tudo isso, problemas com locais de venda foram noticiados pela operadora também. Na mídia, a NTV não há o que reclamar: esteve ligada em todas as redes sociais, disponibilizou um Flickr com fotos autorais exclusivas e sempre mantinha atualizações exclusivas via Facebook sobre o que estava acontecendo, onde o trem era destaque. Chegou ao iPhone/ iPad por meio de um simulador e já tem à venda o seu ferreomodelo.

TAV Brasil

O projeto do Trem de Alta Velocidade, ligando Campinas ao Rio de Janeiro terá seu novo edital publicado no próximo dia 2 de janeiro e o leilão previsto para agosto ou setembro. Consórcios entre empresas nacionais e multinacionais do setor ferroviário estão se formando, uma vez que várias condicionantes que afastaram empresas na primeira tentativa da concessão falharam por submeter as possíveis administradoras da ETAV a não ter lucros com o trem.

Tenham uma boa semana!

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