sexta-feira, 2 de julho de 2010

Um ano. Estamos indo cada vez mais longe

Blog completa 1 ano de postagens, relembrando o que passou pelo blog e o que foi concretizado
*Do Vida Sobre Trilhos

Bons dias senhores usuários!

Parece que foi ontem... Mas, a primeira postagem desse blog surgiu oficialmente no dia 02 de Julho de 2009. Aliás, um verdadeiro por acaso. 
Tudo começou em uma quarta-feira de junho. Nessa época, eu era operador de telemarketing de uma central no bairro da Luz e, diferente do comum para meus dias após o trabalho, fui para a faculdade, provavelmente para finalizar alguns compromissos acadêmicos, uma entrega de trabalho talvez e um pequeno estande do governo do estado estava sendo montado para um pequeno evento notável da CPTM. Ao questionar os agentes operacionais, soube que ali seria realizado um evento sobre a nova estação de São Miguel, que seria construída mais próximo a praça Pe. Aleixo Mafra, a "Praça do Forró". Devido a ser um potencial ponto turístico devido a capela datada do século XVI que mantém características de construção originais (feita totalmente em taipa de pilão), a nova estação trará aos usuários mais conforto e acessibilidade. Dentre as pessoas presentes, estariam o presidente da CPTM Sérgio Avelleda, o subprefeito de São Miguel Paulista Décio José Ventura e, na época então, o governador de São Paulo, José Serra.
No dia seguinte, o dia do evento, cheguei MUITO atrasado no local. Por sorte, estava no local, o líder do PSDB na Assembléia Legislativa e ex-subprefeito de São Miguel Samuel Moreira. Atencioso, conforme o que sabia, foi me respondendo. O que não pode responder por estar além de seus limites, passou a bola para o chefe de estação no período vespertino, esse, porém, eu não pude saber quem é exatamente.
Porém, isso foi o primeiro fato e evento notável que me motivaram desde uma palestra sobre blogs e redes sociais ministrada pela jornalista e blogueira profissional Liliane Ferrari. Também foi ela quem me inseriu a ideia de ter um Twitter e usá-lo de forma a divulgar o blog. Não só consegui divulgar o blog como encontrei diversas pessoas que ajudaram a fazer esse blog mais cheio de novidades, notícias e ainda fiz colegas e amigos. Alguns deles colaboram diretamente e outros indiretamente. Os que sigo e me seguem são esses exemplos. Até mesmo, antes do Twitter oficial da CPTM, o presidente se arriscou a estar no Twitter. Abandonou o mesmo devido a alguns vazamentos de informações pessoais e excesso de atribuição de responsabilidades da operação da companhia a ele, o que diretamente não é de sua alçada. Mas, apesar da curta estadia, soubemos que o Sérgio Avelleda é uma pessoa comum, gosta de boa comida, tem uma agenda lotada e, para realizar uma espécie d "controle de qualidade", circula sempre que pode pelas linhas administradas pela CPTM. E, foi o presidente que mais tem aberto a companhia a seus usuários.
E falando neles, um dos primeiros usuários que chamaram a atenção, foi a lenda, o crítico ferroviário, o grande usuário da linha 10 - Turquesa, o Mauaense. Não era um simples usuário, sempre deixou claro saber o que estava falando. Bebeu em todas as fontes possíveis para, mesmo que de longe, ter certo conhecimento técnico. Nos casos extremos, perguntava a quem ele seguia e sabia que tinha conhecimento para matar sua dúvida. Sua identidade permanece oculta até os dias de hoje. Foi um dos poucos perfis "pessoa física" que a CPTM seguiu e, em muitos casos, teve seus tweets retuitados por ela, já que ele tinha informações da situação das linhas, identificava problemas na operação e recebia sempre que se fazia necessário, feedback sobre seus questionamentos.
Dentre as pessoas que ele passou a seguir, estava uma pequena barnabé de Santo André, trabalhadora, esforçada e apaixonada por história e ferrovias e as duas juntas. A Raquel foi uma das pouquíssimas mulheres que chamam a atenção. Não por beleza física, intelecto, mas, por gostar de trens. Fato raro e quase inexistente num meio tão masculino. A paixão dela se justifica: seus avós fizeram parte da história de Indaiatuba, inclusive, o nome de sua bisavó está em uma escola. Sua admiração não está somente no material rodante, na tecnologia embarcada e como a operação funciona. Está também no que é físico, no patrimônio imóvel: as estações. Do que seria um trem se ele não tivesse onde parar? O que seria das cidades por onde os trilhos passam sem locais onde se possam carregar os trens e levar essas cargas a seus destinos? Pois bem, fica marcado na história e nos costumes da população.
Além dela, outras pessoas surgiam comentando sobre situações ocorridas no dia-a-dia dos trens, um blog que acabei encontrando servia de referência as minhas postagens: O Blog do Metrô de São Paulo. Era um blog não oficial da Companhia do Metropolitano de São Paulo, tinha 2 idealizadores que postavam quase que diariamente notícias sobre o que acontece no Metrô e nos sistemas de transporte da região metropolitana de São Paulo. Para a minha tristeza e para quem acompanhava,  o blog saiu do ar por motivos não explicados e, quando me dei conta que não havia mais atualizações no Twitter, provavelmente, o blog já tinha saído do ar há muito tempo.
Por isso, ao festejar esse 1 ano no ar, tenho pra mim que manter-se interessante num assunto tão específico a ponto de receber elogios de engenheiros, técnicos, encarregados operacionais e, um marcante de um usuário ao dizer que o que eu escrevo é sincero e verdadeiro, pois digo com palavras simples e demonstrativas de como é a rotina da ferrovia, é uma vitória. E todos que terão chegado a esta parte da postagem fazem desse blog vitorioso porque sempre quis ver o que o usuário vê e quis conhecer. Hoje completa-se 1 ano, mas, esperamos por outros 2, 4, 8, 16... E assim em diante!
Acessem sempre que possível pois esse mês é especial e conteúdos especiais serão postados!

Tenham uma boa semana!
*Fotos: Arquivo Pessoal

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, amore.
Que bom, saber que existe pessoas tão empenhas e preocupadas como vc.
Sempre tão disponíveis em nos ajudar com suas preciosas informações.

Lygia Canelas disse...

Olá Italo, tdo bem? Eu e o Fe estamos com saudades de vc, vai lá em casa qdo puder ok? Bom, estou aqui pra dizer que gostei muito do blog e vou te ajudar a divulgá-lo ;) Acho muito importante existir um lugar onde possamos conversar sobre o transporte público, que aliás utilizo todo santo dia! rs

Super bjo, fique com Deus!

Lygia e Felipe

Related Posts with Thumbnails