terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Quem é Jurandir Fernandes, o "novo nome" da STM?

O nome que substituirá José Luiz Portella tem vasta experiência e foi um dos responsáveis por preparar o campo para o plano de Expansão dos transportes

*Do Vida Sobre Trilhos

Bons dias Senhores Usuários!


No dia primeiro de Janeiro de 2011, tomará posse pela terceira vez Geraldo Alckmin. E com ele, alguns nomes de suas gestões estarão de volta como Saulo de Castro, quando nomeado secretário pela primeira vez no governo Alckmin, foi como secretário de segurança pública e, dessa vez, volta na pasta dos transportes. Para a surpresa de alguns e muitos outros nem tanto assim, a secretaria de transportes metropolitanos, essa que tem por sua tutela as três empresas responsáveis pelo transporte de mais de 9 milhões de usuários/dia útil em média, está Jurandir Fernandes, de volta. Mas, quem o conhece com exatidão?


De fato, Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes assumiu pela primeira vez a secretaria em 2001. Mas, sua experiência com administração de órgãos públicos é mais longa.
Engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronautíca (ITA), doutor em Transportes Públicos na França e professor da Unicamp, já foi secretário dos transportes em Campinas entre 1993 e 1996, em 1999 foi diretor de planejamento da Dersa. No ano 2000, dirigiu o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), de 2001 a 2005 também presidiu a ANTP e de 2007 a 2009 presidiu a Empresa de Planejamento Sociedade Anônima - Emplasa.
Aos 60 anos ele volta a secretaria que já conhece muito bem. Sabe das dificuldades, dos desafios e de como é tentar planejar um futuro para os transportes públicos a longo prazo (vide planejamento atual do Plano de Integração dos Transportes Urbanos [Pitu 2025 - Região Metropolitana de São Paulo, Pitu 2015 - Região Metropolitana de Campinas e Pitu 2020 - Região Metropolitana da Baixada Santista] que fora atualizado pela última vez durante sua gestão). Mas, ao contrário do que se pensa, ele não criou o Pitu, esse já é um sistema de se pensar e planejar o transporte que existe desde que o governo definiu as regiões metropolitanas.


Na Ferrovia

Em sua passagem pela STM, Jurandir Fernandes coordenou, apesar dos poucos recursos, a retomada das obras para expandir para direção sudeste a linha 2 - Verde do Metrô, já no primeiro semestre de 2004, fechando as intenções de iniciar a parceria público-privada da construção da linha 4 - Amarela, que viria a ser ganha pelo consórcio administrado pela ViaQuatro. Já em frota, a compra de trens da linha 2 - Verde (16 trens de 6 carros).
Na CPTM, fez o prédio do CCO unificado dos Brás, entregou todo o equipamento e instalações, a estação, iniciou o projeto de integração centro, esse levaria as linhas 7, 10 e 11 (atualmente) até a estação Luz e numa segunda fase, a linha 11 até a estação Palmeiras-Barra Funda. Na estação da Luz, realizou reformas no acesso subterrâneo para a linha 1 - Azul, ampliou os salões e melhorou as condições estéticas em geral da estação. Em questão de frota, iniciou a contratação da reforma total da série 4400, entregou parte dela e iniciou a reforma da série 5500. Além de outras obras.

Na EMTU
A grande falha de Jurandir Fernandes foi não ter uma visão para uma obra que há anos estava consumindo recursos e não estava gerando resultado algum: o corredor Diadema - Berrini, a extensão do corredor metropolitano ABD que dá acesso até a estação da linha 9 - Esmeralda da CPTM.
Além do corredor de ônibus da Metra, a outra falha de Jurandir na EMTU foi não eletrificar os 44km restantes até o terminal Jabaquara, os trólebus que já circulam por outros trechos do corredor há 20 anos chegaram ao terminal Jabaquara em Setembro deste ano. Mas um ponto positivo: a padronização das numerações nos ônibus.
Agora, as empresas não numeram os veículos conforme o número de suas frotas, todo veículo que presta serviços as linhas intermunicipais deve ter o prefixo da região que pertence. Em um simples exemplo, a linha 909 - Ferry Boat possui um veículo com a seguinte numeração:
BE - 2001
Neste, o BE é o digito identificador da região da baixada santista (ou o consórcio responsável, formado por uma ou mais empresas) e os demais números são identificadores internos da empresa e para EMTU de qual veículo é esse.

Promessas em entrevista
No dia em que foi anunciado novo secretário, Jurandir Fernandes disse que, até 2012, a CPTM receberá 400 trens. Não se sabe com qual embasamento o secretário disse isso, pois o que já se vê é uma redução nos investimentos de 12% justamente na sua pasta, logo esta que se fosse para ter uma baixa, não poderia ser percentual tão grande. Tendo em vista que, cada composição custa em média R$20mi, é uma promessa bilionária.
Projetos para incluir não faltam: trens regionais para Santos e Sorocaba, o Expresso ABC, diminuição geral do intervalo em todas as linhas com implantação de sistema de sinalização (CBTC - Comando de Trem Baseado em Comunicação e ATC - Controle de Trem Automático), o trem de Guarulhos e o Expresso Aeroporto. Além da substituição da frota com confiabilidade (geração de defeitos) baixíssima.


Comentários do Autor
Esse é Jurandir Fernandes.
Um secretário, muito além de secretário, é doutor em transportes. Não, não é alguém que se forma em logística, aliás, eu bem desejaria saber qual a formação para poder doutorar-se em transportes, muito interessante mesmo. José Luiz Portella é um secretário que chegou em uma fase ótima.
hidroviário de passageiros e os ônibus híbridos e trólebus ajudam, mas, ainda não resolviam o problema, pois não levavam o grande número de pessoas que era necessário para os deslocamentos diários.
Essa, sim, era uma tendência mundial: juntar uma preocupação com o meio ambiente com um modo de transportar muita gente, mas, muita gente sem gastar energia fóssil ou pelo menos de fontes renováveis... Então, um estalo se deu: olharam as estações sujas e fétidas de seus "abandonados" metrôs, linhas abandonadas de bonde e trens de subúrbio, média e longa distância!
Investir na ferrovia seria então o que Serra poderia fazer de melhor. E fez. Desembolsar R$21 bilhões pra dividir com as três empresas da STM seria uma "cartada de mestre". Mas, não só pelos planos futuros (a presidência do Brasil, o que foi falho), mas, o que isso trouxe foi impactante. Quem estava estafado com a ferrovia nas condições que se encontrava, se assusta até hoje. Mas, se quem compara com o que se vê no exterior, o que foi feito é tirar 30 anos de atraso de um sistema que passou ignorado por quem simplesmente NUNCA deu a mínima. Até mesmo o próprio Serra quando deputado federal e ministro do Planejamento e Orçamento do governo FHC sequer esticou um braço pela CPTM.
O Metrô, a gente nem fala. "Ele se banca". Mas não tem dinheiro pra expandir.
O mais triste é que, apesar da redução nos investimentos na STM em 2011, quem ainda vai ganhar um investimento de 5% é o Metrô. Mesmo esse "sempre fechando no azul", diferentemente da CPTM, que essa sim, sofrerá com os cortes da pasta de Jurandir. E Alckmin, já mal chega, recebe cortes no orçamento, que ainda não são culpa dele, mas, sim, culpa dos atuais deputados, muitos reeleitos. Os da região do Alto Tietê, aqueles lá que "lutam há anos" pra levar o Expresso Leste até Mogi e que dizem que "com muito esforço" fez para levar até Suzano (previsão REAL para 2012), provavelmente sequer bateram o pé para dizer que diminuir em 12% os investimentos na STM afetariam a região a qual representam diretamente. O que esperar do "novo governador" é DIÁLOGO. Sim, diálogo para conduzir os interesses para o TAV, para que os trens regionais de Sorocaba e Santos, para os investimentos necessários do Metrô com a nova presidente, pois sem a união, muitos projetos podem mudar muito e nem andar como se previa. E como o doutor Jurandir pretende prosseguir com a promessa dos 400 trens até 2012 para a CPTM com esse corte logo em 2011? Não estaria ele somando carros para falar que os já licitados 36 da PPP com a CAF e os 9 da Alstom seriam os 400 em questão? Se sim, coloco em xeque o mérito do doutorado em transportes de Jurandir Fernandes.

Tenham uma boa semana! 
 
*Com infomações da Folha On Line, Blog do Lepique, Comunidade Orkut "CPTM - Você também anda!" e "Sociedade Amigos da CPTM", Diário do Grande ABC, MMais, Portal ComCiência, Revista Ferroviária e Portal Estadão
Fotos: Trem 4400 - Blog Usuário CPTM; Ônibus Comil Viação Bertioga - Blog Litoral BusTrólebus Busscar Urbanuss Pluss - Fotolog Fotopages

Um comentário:

Eventos disse...

Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes
pelo pouco tempo que trabalhei como garçon dele uma otima pessoa umilde e onesto e trabalhador tc...
desde ja espero que ele tenha munta sorte e fé na vida at....

ass: douglas ribeiro

(douglas.a.r@hotmail.com)

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