sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Programa pro fim de semana? Que tal "entrar nos trilhos" e ver "Incontrolável"?

Com Denzel Washington, Chris Pine e Rosário Dawson no elenco, thriller de ação traz história baseada em fatos reais sobre cargueiro descontrolado

Do Vida Sobre Trilhos*

Bons dias senhores Usuários!

Neste final de semana estréia nos cinemas nacionais o filme "Incontrolável". O longa que estreou em 12 de Novembro de 2010 e 12 dias depois no Reino Unido, recebeu diversas críticas favoráveis e recomendações de especialistas e público.
A direção do filme fica a cargo de Tony Scott que, também dirigiu e teve Denzel Washington como parceiro em outros cinco longas, dentre eles, "O Sequestro do Metrô 1 2 3". A produção, orçada em US$100Mi, estava em desenvolvimento desde 2004, o roteiro é baseado num acidente nomeado como "CSX 8888" ou o "Acidente dos 8 loucos" (em livre tradução), onde uma locomotiva (uma EMD SD-40 #8888), saiu do parque de manobras de Walbridge, Ohio, e iniciou uma viagem de 106 km pelo noroeste de Ohio, sem ninguém no comando depois do engenheiro responsável sair do trem em movimento lento, crente de que ele tinha definido uma velocidade baixa constante para que pudesse manobrar e reassumir o trem em seguida. O que não aconteceu. Para piorar, o trem levava dois tanques com milhares de litros de fenol fundido, um ingrediente tóxico utilizado em tintas e pigmentos que pode matar se inalado, ingerido ou em contato com a pele. Várias tentativas de fazer com que o trem descarrilhasse, mas, sem sucesso. A polícia tentou bater o tampão de combustível, para liberá-lo e fazer com que a locomotiva madrinha parasse, também sem sucesso, já que ela não pode disparar a válvula  de combustível e viabilizar a sua abertura.
Por duas horas seguidas, a composição seguiu em velocidade média de 76km/h, até que um segundo trem, na mesma via alcançou o trem desgovernado, começou a aplicar freio gradativamente até que reduziu a 11km/h e um funcionário da CSX, Jon Hosfeld, embarcou na locomotiva madrinha e enfim, a parou por completo, já a sudeste de Kenton, no estado de Ohio.

Exageros no Roteiro


Segundo o portal de notícias e jornal local de de Ohio, "The Toledo Blade", por meio do jornalista David Patch, disse: "É previsível, exagerado e dramatizado para torná-lo mais divertido. Mas perto o suficiente da coisa real para apoiar o 'Inspirado em Fatos Reais'".
Ele observa que o interruptor  do "homem-morto" provavelmente teria funcionado na vida real, apesar das mangueiras de freio desligadas, a menos que os freios da locomotiva já estivessem aplicadas. O filme exagera os eventuais prejuízos que o fenol poderia ter causado e ele achou incrível que a ficção livremente divulgava informações, tais como nomes de funcionários, imagens e as causas da fuga para a imprensa. No caso real, segundo o jornalista, as causas do descontrole não foram divulgadas até meses depois, quando a Câmara Nacional de Segurança de Transportes (ou National Transportation Safety Board) publicou seu relatório e a CSX nunca havia tornado público o nome do engenheiro cujo erro deixou o trem "escapar" e nem qual ação disciplinar lhe foi aplicada.

Comentários do Autor

Divirtam-se!
No filme, a locomotiva que "estrela" é uma GE AC4400CW (aliás, duas, # 777 e # 767 ajudante locomotiva, caso houvesse algum defeito) alugada da Canadian Pacific Railway, as outras locomotivas vistas no filme, incluindo a locomotiva Chase (# 1206) e uma EMD SD40-2 alugadas do Wheeling Lake Railway.
Vejam links para sinopse, fotos e aqui vai o trailer em HD!


Tenham uma boa semana!

Fotos: Locomotiva SD 402 - Site Trainweb, GE Dash - Railpictures.net, Poster: Blog Antestréia.

2 comentários:

Central Bus disse...

Esse filme deve ser muito bom, mais vou baixar pela net hehe

Unknown disse...

Filme antigo estilo seção da tarde:
Um trem de passageiros, descendo os Alpes (ou uma outra montanha gelada não lembro) tem seus freios congelados e começa uma descida descontrolada. Várias tentarivas de reparo são feitas sem sucesso, o trem se dirige para o final da linha e se não parar irá invadir uma estação ferroviária causando muitas mortes; a única esperança é uma locomotiva super moderna e muito rápida que vão tentar fazer com que "engate" no último vagão do trem para fazer com que este pare.
Alguém viu este filme?? Poderiam me ajudar a lembrar???
lelomar45@gmail.com...(facebook)

Related Posts with Thumbnails