sábado, 11 de junho de 2011

Nos Trilhos da Balada #1: Festa do Divino Espiríto Santo 2011

Festa tradicional reúne milhares de pessoas em 10 dias. Pratos tradicionais, música e o melhor: a poucos metros da Estação Estudantes da CPTM


Boa noite, baladeiros!


Começa aqui a primeira edição da coluna "Nos Trilhos da Balada". Pra dar certo, conto com o apoio de vocês indicando lugares e locais bacanas a serem visitados pelo twitter o @vstrilhos, pelo e-mail, o já conhecido vstrilhos.blog@gmail.com e na fan-page do Facebook, onde você pode se pronunciar a vontade sobre o assunto. Os requisitos básicos para entrar aqui e virar dica é: ficar num raio de até 600 metros da estação de trem ou metrô (não vale pegar ônibus ou táxi pra chegar no lugar, só caminhada até o lugar), barzinho com música ao vivo vale, contanto que indicações do que comer venham acompanhadas e os melhores dias pra ir, evento curto deverá ser avisado com antecedência para que avaliação seja válida e não importa o que toque no local, a balada tem que ser boa, bacana e de preferência, barata.




A Festa do Divino Espírito Santo


Por quê? Proximidade e fácil localização são as duas maiores palavras-chave no quesito ir. Em média, leva-se 15 minutos da Estação Estudantes da CPTM até o local (vide mapa). 
Visualizar Mapa para Festa do Divino em um mapa maior



Imagem do Divino no Sub Império no local da Festa
Acessibilidade também, o local é bem servido de transporte, já que a quem interessa, ir de trem não é única opção: é possível chegar a Avenida Cívica no bairro do Mogilar, no local dos festejos de ônibus da Viação Pássaro Marrom (vindo da capital ou das cidades do vale do Paraíba), Viação Jacareí, Breda (Artesp) e os metropolitanos da EMTU que servem a toda região e tem ponto final no novo terminal Estudantes. Como festa, a tradição presente da celebração católica e devoção no Espiríto Santo é presente e a de Mogi das Cruzes, confere historicamente ser comemorada desde o final do século XVII, ainda que os festejos hoje tenham se tornado grande devido aos patrocínios, ganhando status de super evento e diversas empresas, da região ou representadas regionalmente, se inserem patrocinando a infraestrutura do evento que acaba atraindo grandes públicos muito além do imaginado (ou seja, todo ano, a festa recebe mais gente do que o previsto).


Festa de Inverno


"Vale-Divino": Troque seu dinheiro por essas
notas para consumir durante a festa
As opções de comes e bebes caracterizam como "quente" a Festa do Divino: vinho quente, choconhaque, quentão, "Delícias do Milho" (bolo, currau e pamonha), escondidinho de carne seca, arroz-doce, fondue de frutas, quirerinha (canjica mineira ou xerém), caldos em geral, entre outros, sã*o delícias que se encontram na festa, além do tradicional afogado. Tudo isso à partir de R$2,00 até o R$9,00. Toda renda obtida nos comes e bebes é revertida as instituições de caridade que participam da festa.

Conclusão

Este é último final de semana da festa. Para quem gosta do clima, não se importa com multidões, é uma festa válida, os preços até que não demasiadamente salgados e a renda é toda revertida em obras assistênciais e para instituições de caridade ligadas à igreja e que atuam ativamente em apoio à comunidade na qual é inserida. Diversão há: um pequeno parque, música ao vivo e uma tenda dos patrocinadores presentes garantem a diversão dos presentes, além do "clássico" "Bingo de Quermesse" e outras diversões.
Hoje e amanhã, a festa começa às 14 e encerra às 23h30.

Nota final: 6,5

Boa diversão, baladeiros!

*Não dirija: utilize o transporte público ao beber nesta festa, é mais rápido. Consulte tabelas horárias nos sites da CPTM, EMTU, Viação Jacareí, Viação Breda e Artesp. Mais informações sobre a Festa do Divino, clique aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails