sábado, 25 de junho de 2011

Nos Trilhos da Balada #2: Parada do Orgulho LGBT

Com diversos eventos durante o mês, a Parada de domingo é o evento que encerra as atividades do mês do Orgulho LGBT


Boa noite, baladeiros!


Desde o dia 6 de junho foram iniciadas as atividades do mês do orgulho LGBT, que se encerrará no dia 9 de julho. Com ampla programação, incluindo desde debates, espetáculos de dança, teatro, música, cinema, concurso de beleza, palestras, oficinas, exposições de artes plásticas, fotografias, esculturas e trabalhos acadêmicos com foco na temática gay e com profissionais de diversas áreas de conhecimento gays ou não-gays.
A parada, antes denominada de "Parada do Orgulho GLT" começou tímida há 15 anos atrás, reunindo ao redor de uma Kombi com caixas acústicas e praticamente nenhum glamour 2 mil pessoas para protestar em prol do tema "Somos muitos e estamos em todas as profissões!"
Público na Parada
Créditos: Gabriel Victal - APOGLBT
Na terceira parada, eis que ela começa a ganhar o status de não só um protesto, mas, um evento, já que naquele ano atraiu 35 mil pessoas e então se oficializou a APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo). Com os anos, a parada foi crescendo, até que a prefeitura de São Paulo resolveu impor a primeira sanção ao evento, o TAC (Termo de Ajuste e Conduta), um conjunto de normas a serem seguidos por organizadores de grandes eventos em espaços públicos, o que quase retirou o evento da Avenida Paulista em 2006, quando atingiu a marca de 3 milhões de pessoas (nessa época, já considerada pelo Guinnes World Records como a maior manifestação do gênero no mundo).


Eventos da Parada


Hoje, no Playcenter é dia do 11º "GayDay", com programação toda voltada ao público. Fora as atrações do parque, haverá a presença do DJ novaiorquino Scott Thomson, comandando as pick up's. Hoje também, partindo da Praça Osvaldo Cruz, haverá a 9ª Caminhada Lésbica com o tema: “Ser lésbica é um direito! Nós podemos muito mais!”, à partir do 12h. Às 20h, na Casa das Rosas, um espetáculo de dança misturando a linguagem contemporânea com elementos visuais para abordar os relacionamentos dentro do universo homoerótico masculino. Esse é o "Pistilo", com direção de Robson Ferraz, Priscilla Devanzo e Andréia Ferreira Yonashiro. No domingo, após a parada gay, “Chá da Alice – Intercâmbio Rio / São Paulo – After Parada LGBT” no Hotel Cambridge.
No dia 28, no Teatro do Ator haverá o espetáculo "Transparência". A história fala dos dilemas entre o glamour e dificuldades da carreira de um artista para alcançar o sucesso. Claudia Rosas é uma transexual que mora em uma pensão e vive maus bocados no seu dia a dia. Do ápice das gargalhadas ao drama mais profundo: assim é a trajetória desta personagem rica de fantasias, sonhos e tristezas. Com a direção de Sebah Vieira, texto Nelson Albissú e Jheniffer Luderitz no elenco.
E tudo isso, até 850 metros de estações do Metrô/CPTM. O Playcenter fica a 850 metros da estação multimodal Palmeiras-Barra Funda; A Praça Osvaldo Cruz está entre as estações Brigadeiro (L2), Paraíso (L1 e L2) e Vergueiro(L1); A Casa das Rosas está a 450 metros do Metrô Brigadeiro (L2); O Teatro do Ator é o único trajeto mais chato: partindo da Estação Paulista (L4), algo em torno de 1,1km à pé.


A Parada do Orgulho LGBT


Bandeira multicolorida: um dos principais símbolos
da Parada LGBT/ Débora Ferraz - APOGLBT
Junto a Festa de Révellion e a corrida de São Silvestre, é o único evento e mais significativo que o poder público permite e apóia ser realizado na Avenida Paulista. Devido a isso, hotéis da região da avenida sempre permanecem com a lotação máxima, restaurantes fazem cardápios especiais para o evento e boates diversas festas temáticas durante todo o mês do orgulho LGBT em São Paulo, sendo esse o segundo evento que ocorre na capital que mais traz dinheiro pra cidade, perdendo apenas para a Fórmula 1.
Com previsão de receber 3 milhões de pessoas e 20 trio-elétricos para animar todo esse público, no 15º ano de parada prometem bater mais um recorde: o maior número de casais dançando valsa. O convite já foi feito, responsáveis por aferir recordes da Guinnes prometem comparecer e ver se irão superar o atual recorde de 1500 casais dançando em uma praça da Bósnia.
Quer ajudar os organizadores a bater este recorde? É simples: vá de Metrô, dando preferência ao desembarque na estação Brigadeiro (L2) e durante todo o domingo, as frotas das linhas 1 - Azul, 2 - Verde e 3 - Vermelha será reforçada. Devido as restrições aos veículos e bloqueios nas avenidas, ir de carro é inviável. Cinqüenta linhas de ônibus terão seus itinerários desviados da avenida.


Confira programação completa: Oficial e Paralela.


Nota Geral: 9,5


Boa diversão, baladeiros!


Com informações do site paradasp.org.br, SPTrans, Metrô de São PauloPortal G1 e Playcenter. Se beber, não dirija: Vá de transporte público, é rápido, seguro e barato!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails