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Detalhe da super carreta na Av. Washington Luís. Fonte: agência Vip News |
Não é de hoje que ouvimos e lemos que super carretas atravessam São Paulo com cargas variadas de peso e dimensões gigantes nem que algumas delas causam problemas de igual tamanho ao trânsito por motivos diversos. Tais veículos viajam em baixa velocidade e são de manobra difícil e se sofrem algum problema podem causar gigantes transtornos ao transito das cidades.
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Vagão plataforma rebaixado da SOROCABANA transportando peça de grande altura.Foto: Sullivan Duarte/Divulgação Fepasa - Ferrovias Paulistas |
O transporte por trilhos seria feito pelos chamados vagões especiais são projetados para transportar cargas de dimensões elevadas ou de conteúdo especial. Esses vagões, assim como essas super carretas, possuem mais eixos que vagões comuns para suporta e distribuir o maior peso da carga e sistemas de articulação para poderem executar as curvas.
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Vagão especial Usiminas 01 de bitola métrica (1 metro). Originalmente publicado no site VFCO. |
Após a privatização das ferrovias no fim dos anos 90 a situação começou a se inverter, mas praticamente não existe transporte de tais equipamentos por meio da ferrovia no nosso país enquanto que outros países se transportam tais equipamentos como transformadores, turbinas, dutos e afins.
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Vagão para 300 toneladas de bitola larga (1,60 metros), fabricado em 1971. Arquivo de Cezar Hipólito |
Apontamos aqui alguns motivos:
- Gabarito da estrada incompatível com tais cargas (altura e largura em excesso que impossibilitam transitar por túneis, trechos eletrificados ou plataformas de estações);
- Peso por eixo elevado que a via (que muitas das ferrovias) não suportaria, bem como pontes antigas.Inexistência de segregação dos trens de carga da malha de trens metropolitanos (pois a velocidade menor atrapalharia o mesmo);
- Falta de segurança, pichadores e demais vândalos poderiam danificar a carga de alto valor agregado.
Fica essa imagem de uma ferrovia norte americana (BNSF) transportando a fuselagem de um avião da Boeing. Talvez, transformadores e outras cargas vultuosas pudessem estar nos trilhos aqui também e não somente nas rodovias.
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