segunda-feira, 25 de julho de 2011

Um suspiro: Frateschi volta a ativa com lançamento de locomotiva

GE 5200, a "Vandeca", primeira locomotiva elétrica produzida no Brasil pela General Eletric é reproduzida em escala pela fabricante que surpreende após três anos sem novidades; Apesar disso, Frateschi ainda deve trens segundo entusiastas


Do Vida Sobre Trilhos*


Bons dias, senhores Usuários!


Como se já não houvessem esperanças de que nenhum produto novo fosse lançado para o mercado proveniente das Indústrias Reunidas Frateschi, empresa com tradição em trens em escala, após três anos, uma das locomotivas que os entusiastas e ferreomodelistas mais procuravam é lançada: GE 5200. Originalmente, 10 unidades da "Vandeca" --apelido dado pelos ferroviários da Companhia de Estradas de Ferro na época a locomotiva dado a visibilidade da cantora Vanderléia em plena Jovem Guarda--, operou pelo trecho compreendido da Paulista que vai de Jundiaí Paulista, passando por Campinas e São Carlos, com uso misto para tração de carros e vagões.
Com a criação da Fepasa, foi repintada na "fase I" --vermelho e branco-- adotado por essa concessionária e, mesmo após a mudança de identidade visual, permaneceu vermelha até sua aposentadoria em 1998 e, por fim, completa degradação.
Fase II da Vandeca -- Já repassada a Ferrovia Paulista SA,
assume cores vermelha e branca
Portanto, é de se imaginar o trabalho que a Frateschi pra entregar um produto como esse, já especulado segundo blogs que andaram pelo site Mercado Livre que o preço de venda dela seria de R$245. E é um trabalho complicado conseguir uma memória de locomotivas e vagões antigos, já que, como tudo em tempos de Getúlio, após isso, ditadura militar e até mesmo as próprias leis e regras que regiam as ferrovias de anos atrás, registros fotográficos amadores do tema são raríssimos, o que torna um trabalho de reprodução em escala e com detalhes que a Frateschi propõe-se a fazer, uma pesquisa de mercado, viabilidade e retorno financeiro.


Trens Contemporâneos


Buscar contemplar a memória por meio das reproduções é algo complicado. Mas, também não será interessante hoje iniciar mais gente no ferreomodelismo (que não é um brinquedo como trenzinhos comuns, há uma indicação, à partir dos 14 anos) com trens que são normalmente mais vistos no dia a dia das pessoas? 
Rubens Barrichelo, na época, piloto da Brawn GP
patrocinada pela Virgin Trains em entrega
do Alstom Pendolino
Questiono isso e pego como exemplo o Pendolino da Virgin Trains: mal o trem da operadora inglesa foi entregue (inclusive, Rubens Barrichelo tem uma unidade em sua homenagem), a versão HO já era exibida em maquetes e pronta para a venda. Falta de atitude da Frateschi ou principalmente de, no cenário que hoje estamos, em fabricantes de trens demonstrarem interesse em vender seus trens que circulam em operadoras do Brasil e mundo afora para despertar curiosidade em conhecer e viajar mais de trem? E as operadoras? O que fazem para incentivar o hobby?
Sabemos que, hoje no mercado, de trens metropolitanos disponíveis à venda, há o Siemens 3000 e o Fepasa Unidade Inoxidável 5000 (sem a opção de pintura da CPTM), mas, trens da SuperVia/ Flumitrens, Metrô de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, as unidades Hitachi da Trensurb e a CBTU nordeste afora não tem um trem relevante em escala para o deleite dos ferreomodelistas e interessados que devem conhecer em encontros como o que a Frateschi realizará dia 20 de Agosto na Estação Cultura de São Carlos e ver o que eles fazem, contar com a sorte de o mesmo fazer mais modelos para vender e contatá-lo para negociar, o que pode sair bem caro.
O mesmo Pendolino, correndo numa maquete
Seria essa hora de todos (concessionários, fabricantes de trens e Frateschi) tentar promover um encontro visando esse que, pode ser um negócio de sucesso, já que quem esperava por um Ferrorama como o da década de 80 pensou seriamente em ir para o ferreomodelismo e a Frateschi dá todo o suporte para quem quer adentrar a esse mundo?


Fica a reflexão.


Tenham uma boa semana!


*Com imagens do site da Frateschi; Outras, Arquivo Pessoal/ Web.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails