Do Vida Sobre Trilhos
Bons dias senhores Usuários!
Antes de iniciar esse texto dei uma leve repassada pelo ano mais significativo de postagens desse blog -- 2010 -- e vi o quanto mudou o perfil do blog. Passei do informativo, porém, nada jornalístico para o puro opinativo, até estabelecer padrões para o opinativo e o noticioso, onde até dentro do noticioso, principalmente quando a fonte principal não sou eu mesmo, destinaria um espaço a minha opinião, independente do texto informativo.
Com o twitter, a expansão de informações não ficava restrita ao conteúdo gerado no blog, mas, também de outros blogs, empresas ferroviárias que haviam entrado de vez nas redes sociais (no final de 2009, o então presidente da CPTM, Sérgio Avelleda ensaiava mandar informações sobre a CPTM via Twitter). O ano de 2010 também foi o ano de início do total apoio das assessorias de imprensa aos blogs. Sempre que necessário fizesse, agendamentos prévios poderiam ser feitos para extrair pautas mais curiosas das operadoras e até conferir mais de perto os fatos divulgados pela imprensa a partir da fonte.
![]() |
Primeiro fato visto de perto: o assalto ao salão de cabeleireiros com tenta- -tiva de fuga pelos trilhos - Março/10 |
Já nesse ano, houve o 'boom' do Facebook: com a facilidade de agregar informações por meio do mural e as "fan-pages" serem o foco das empresas (assim como vocês sabem, desde o final de março, o Vida Sobre Trilhos tem sua própria fan-page), a divulgação por meio de notas, fotos e tweets poderia ser centralizada num único lugar. Também completa nesse dia 2 de Julho, um ano de existência, repassando links interessantes, comentando em poucas palavras, integrando o blog e sendo a segunda maior ferramenta do blog.
Comunidades e fóruns
![]() |
"Pintura" de Raphael Comitre, moderador da "CPTM - Você Também Anda!" e membro da "Sociedade Amigos da CPTM" |
Cada uma com suas particularidades, membros (alguns deles, comuns a todas), mas, todas falando sobre o mesmo assunto que este blog prioriza: transporte público de passageiros em grandes metrópoles.
Blogs amigos
![]() |
Nova "reunião" dos bródi: dessa vez na cobertura dos dois dias da feira "Negócio nos Trilhos '10" |
Por onde andei
![]() |
Trem Alstom Série 2070 (Cofesbra II) em Júlio Prestes |
Desde uma simples volta por um pequeno trecho pra ver como se comporta um novo trem (ou, ultimamente como ocorre na linha 8 - Diamante, realocação), até novas estações, estações em obras, obras nas vias e como o usuário sente isso (vide nota gerada sobre o impacto com a expansão até às 21h na linha 4 - Amarela operada pela ViaQuatro, ou, como diz Rebecca Raia, 20h58, hora que partiu da estação Paulista o último trem sentido Butantã).
Literalmente, histórias foram contadas por chefes de estação que saíram de suas cidade-natais pra realizar o sonho de se tornar ferroviário ("causo" não contado aqui, mas, visto e ouvido por mim do chefe da estação Tamanduateí, Mauro Donizete), alguns viram as diversas estatais passarem: Rede Ferroviária, a CBTU - Superintendência de Transportes Urbanos 4 (STU-4/SP), a fusão da Ferrovia Paulista S.A. - Fepasa com essa última e tornar-se CPTM e ver o último trem que liga Rio de Janeiro a São Paulo --o antigo Santa Cruz, então financiado em parceira com a iniciativa privada --, o "Trem de Prata" partir até sua última viagem com destino final a estação Central do Brasil.

Além destes que visitei, tantos outros que não pude visitar, deixei de visitar temporariamente e outros mais que visitarei em breve.
E é isso, caros amigos (leitores e usuários dos sistemas de trens que acompanham este blog e redes sociais próximas e com mesma nomenclatura), tudo o que é feito aqui sempre visa a vocês de modo que possamos nos comunicar, sugerir, tirar dúvidas, contar "causos", indicar locais pra nos divertimos próximos a ferrovia, apontar erros, falhas, denunciar e informar. É pra isso que criei este blog há dois anos. É pra isso que essa ferramenta e suas redes sociais servirão.
Parabéns a vocês também, amigos! Tenham uma ótima semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário