terça-feira, 12 de julho de 2011

Nos Trilhos da Balada #3: 7º Festival CPTM "Rock nos Trilhos"



Evento que começa na próxima terça-feira (12) comemora o Dia Mundial do Rock com shows de bandas formadas por ferroviários e funcionários de uma emissora de TV até uma banda de garagem que toca o autêntico folk rock


Boas noites, Baladeiros!


Fonte: AllPosters.pt
Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof amplia uma iniciativa realizada em 1984 para combater a fome da Etiópia. Com a reunião de diversas bandas e músicos em shows simultâneos ocorrendo em Londres e Filadélfia, tal atitude fez abrir os olhos do mundo para importância de combater a fome na África. Desafiando poderosos como a então primeira-ministra britânica Margaret Thatcher a rever conceitos sobre meios para erradicar a pobreza extrema e a fome, estava ali criado oficialmente o "Dia Mundial do Rock".
Desde então, todo ano bandas comemoram, fazem shows, enfim, seguem o protocolo. A CPTM não é diferente e, desde 2004, no Espaço Cultural CPTM localizado na estação Brás organiza três dias dedicados a comemorar esta data tão especial aos adoradores do bom e velho Rock'n'Roll. Entre os dias 12 e 14 de julho, 6 bandas dividirão o palco que será montado próximo às plataformas da linha 12 - Safira.


A história do "Rock nos Trilhos"


A ideia do festival surgiu em 2004, numa ação de marketing em comemoração aos 50 anos do estilo musical que revolucionou a música mundial. Muitos convidados, alguns ilustres como o Bacalhau, baterista do Ultraje a Rigor e a banda 365, uma das grandes referências no punk rock paulista fizeram parte do festival, que já reuniu mais de 80 bandas desde seu início. Em 2006, houve a 1º. UITP - Youth Project Award, prêmio concedido pela Associação Internacional de Transporte Público às melhores ações para o público jovem criadas por operadoras de transporte do mundo do qual o festival concorreu e o ano que toda quinta-feira haviam duas bandas marcando presença no Espaço Cultural da CPTM de julho até o final daquele ano.


As bandas do Festival


Dia 12 - Edu Dias e o Luxuosos - Blues Rock e The Doorments Railroad Rock Band - Pop Rock


Hélio Pisca (participação especial),Leandro Delpechi, Jota
R Bocão e Ryu (fonte: MySpace/edudiaseosluxuosos)
Misturando blues, rock dos anos 70, jovem guarda (onde os nomes principais são Erasmo e Roberto Carlos) Edu Dias iniciou trabalhos na música em 1997 e fundou a "Shower Blues Band". Participou de grandes eventos, como o show dos 450 anos de São Paulo e outros promovidos pela secretaria municipal de cultura de São Paulo. Em 2004, junto a outros grandes nomes do Blues nacional, apresentou-se no "Blues no Sesc Belenzinho", festival o qual teve grande recepção do público presente. Sobe ao palco às 18h.
Com o The Doorments Railroad Rock Band, o som é diferente: formado por ferroviários da companhia, reúne "a prata da casa" pra fazer o bom e velho rock'n'roll. Fundada no ano 2000, com a ideia principal de tocar nas confraternizações de funcionários da companhia. A banda que iniciou como uma brincadeira entre todos os funcionários da oficina de Presidente Altino para fazer um som no ano 2000, passando 5 horas seguidas tocando, errando e rindo - porque a graça do erro é o riso - o The Doorments cresceu e se formatou banda em 2001.
The Doorments tocando numa das edições do
"Rock nos Trilhos"
Daí em diante, todo ano era aguardada nas festas de confraternização junto as outras bandas e grupos musicais formados por ferroviários para tocar na confraternização de final de ano.
Em 2003, o primeiro salto um pouco distante do local comum da CPTM foi o Clube Nacional, onde foi realizada a festa de confraternização dos funcionários naquele ano. Em 2004, o primeiro passo longe das oficinas: o The Doorments finalmente "recebe autorização do CCO" e parte para o primeiro show fora dos arredores da companhia. Desde o início do "Rock nos Trilhos" é presença constante e agrada ao público que toca. Fecha a noite, à partir das 19h30.


Dia Mundial do Rock -  Balls - Classic Rock e TeleRock's - 60, 70 e 80's Rock


TeleRock's em sua atual formação
O Balls surgiu em 2011 por músicos amigos, o quinteto uniu toda a experiência de seus integrantes em músicas que divertem e mostram muita disposição para manter viva a chama do bom e velho rock and roll sem preocupações e frescuras. Como principais influências estão Kiss, Aerosmith, AC/DC, Rolling Stones, Led Zeppelin, Deep Purple, Lynyrd Skynyrd, entre outros. Sobem ao palco às 18h.
Também teremos nesse dia, às 19h, Telerocks. O que é o Telerocks afinal? Pense em profissionais de TV que decidiram se unir pra fazer "o bom e velho Rock'n'Roll"? Clássicos dos anos 60, 70 e 80 e desses mesmos anos até músicas que você sequer ouviu o título ou sabe o artista, mas, já cantarolou por aí com toda certeza. Esse é o tipo de som e o que é o Telerocks. Encerram a noite.

Dia 14 -  Bico do Corvo - Agro Rock e Bangs - Folk Rock

Banda "Bico do Corvo" que abre último dia de
"Rock nos Trilhos"
O Bico do Corvo nasceu em Mogi das Cruzes, quando três amigos e companheiros de longa data na música resolveram se juntar em um projeto que unisse seus interesses musicais de forma descompromissada. A ideia principal do grupo é unir a base roqueira de seus integrantes a elementos musicais brasileiros, populares e regionais, mantendo a ideia do pop. As influências vão de Almir Sater e Milton Nascimento a Dave Matthews e Herbie Hancock. Sobe ao palco às 18h.
Bangs veio de "east" (leste) de São Paulo, mas, faz um bom som do "wild west" (velho oeste). Folk de Garagem também é como se definem os rapazes vindos de Mogi das Cruzes e que fazem seu som na capital cinzenta. O Folk de Garagem que assim se definem se deve pela mistura do folk dos anos 70 com o rock de garagem dos anos 90, criando algo único. Aprecie, eles fecham o Rock nos Trilhos, à partir das 19h.

NOTA GERAL: 9,7

Boa diversão, baladeiros!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails